Retaliação? Árbitros que apitarem jogos da Liga poderão “ficar na geladeira” da CBF




Árbitro-cartão-vermelho

Amparada por um documento de regras internas, a CBF estuda não aproveitar os árbitros que apitarem os jogos da Primeira Liga, torneio da Sul-Minas-Rio que começa nesta quarta (27).

De acordo com um manual da categoria, os profissionais convidados a atuarem em jogos amistosos ou de outras competições têm o dever de comunicar a Comissão de Arbitragem da entidade.

A Folha de S.Paulo apurou que nenhum dos juízes convocados para a rodada de abertura da competição organizada pela liga Sul-Minas-Rio avisou ao órgão.

Segundo informações obtidas pela reportagem, a confederação já informou extraoficialmente a alguns árbitros que não vê com bons olhos a participação.

O artigo 25, inciso XVII, do documento de “diretrizes para seleção de árbitros, assessores de campo e de vídeo, inspetores, tutores e auditores de arbitragem” versa sobre o assunto: “comunicar à CA- CBF, via CEAF local, sobre qualquer participação em competições não oficiais”.

Marco Antônio Martins, presidente da Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), porém, contesta a versão e disse que a CBF não precisa ser comunicada sobre quais árbitros vão apitar na Primeira Liga.

“Somos autônomos, para que comunicar a CBF?”, perguntou Martins.

Segundo ele, os árbitros sempre participam de competições e nunca foi solicitado pela CBF qualquer comunicação. Ele também não acredita em punições aos que participarem da Primeira Liga.

– Se a CBF punir, gera vínculo empregatício, CLT, subordinação gera vínculo – disse Martins. “E se não escalarem árbitros em seus torneios porque participaram da liga, e o árbitro provar, é assédio moral”.

A Primeira Liga topou pagar 0,5% do total que receber dos direitos de TV do torneio aos árbitros, uma reivindicação antiga da categoria e que não foi incluída no Profut, lei de responsabilidade fiscal do esporte, como os árbitros queriam.

Por Explosão Tricolor / Fonte: O Tempo / Foto: Divulgação

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook 

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

ANUNCIE O SEU NEGÓCIO NO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com