Retorno ao Fluminense, decisão contra o Corinthians, desconfiança da torcida, conversa com Diniz e muito mais; confira a coletiva de apresentação de Oswaldo de Oliveira






Oswaldo de Oliveira concedeu sua primeira entrevista coletiva após o seu retorno ao comando técnico do Fluminense

Na tarde desta segunda-feira (26), Oswaldo de Oliveira foi apresentado oficialmente como novo técnico do Fluminense. O treinador concedeu entrevista à imprensa no CT Pedro Antônio. Confira abaixo a íntegra da coletiva do comandante tricolor:

Retorno ao Fluminense 

Oswaldo de Oliveira: Quero agradecer às pessoas que viabilizaram minha volta ao clube. Estou muito feliz. Era um sonho que acalentava há bastante tempo. Gosto muito do Fluminense. Deixei muitos amigos aqui e reencontrá-los tem sido um prazer sem medida. Não acho que é um desafio, é um prazer muito grande, que farei com muita satisfação. Claro que temos obstáculos a serem transpostos, mas vou fazer com muito prazer e com muita vontade. Não vejo o lado negativo, vejo o lado bom de poder estar aqui e poder ajudar o Fluminense a passar essa situação e voltar ao lugar que ele merece, que é disputando melhores posições no Brasileiro, além da possibilidade de irmos para a semifinal na Sul-Americana.

Conversa com Fernando Diniz 

Oswaldo de Oliveira: Assim que acertei tudo com o Fluminense, liguei para o Fernando de bate-pronto. Mas não consegui falar, ele estava ocupado. Depois ele me retornou, nos falamos bastante. Ele falou da equipe, dos jogadores. Alinhamos muita coisa nesse sentido.

Legado deixado pelo seu antecessor

Oswaldo de Oliveira: Reconheço o trabalho do Fernando. Ele já tinha feito isso no Audax, por exemplo. Alguns jogadores que figuram em grandes equipes brasileiras eram desconhecidos e são oriundos daquele primeiro trabalho dele que acabou como vice paulista. Aqui, ele repetiu com alguns jogadores que conhecíamos pouco, como o Caio Henrique, o Allan, os meninos de Xerém… Isso é bacana e vamos procurar dar continuidade. Coincide com as minhas características. Conheço bem a filosofia de trabalho dele, é algo muito particular. Vamos usar muito e já usamos no jogo contra o Corinthians. Vamos usar muito essa posse de bola, essa tranquilidade para iniciar as jogadas de ataque, essa coragem dos jogadores trocarem passes.

Atenção especial à defesa

Oswaldo de Oliveira: A única coisa que fizemos referência é evitar correr riscos muito próximos de nosso gol. Coisa que tentaremos desempenhar aqui. Iniciei o trabalho ontem dando muito mais atenção à defesa. Mas muito menos pelos motivos passados, mas porque isso é um princípio básico do futebol. Procuramos organizar primeiro a defesa e depois irmos avançando.

Polêmica com Celso Barros em 2006

Oswaldo de Oliveira: Em meu primeiro encontro com Celso eu não me lembrava do acontecido e nem ele. Depois, é claro, as pessoas começaram a falar e essas reminiscências acabam voltando. Mas hoje, 13 anos depois, não faz diferença nenhuma. Estamos aqui alinhados, com mesmo objetivo, pensando da mesma forma. Vamos trabalhar juntos para fazer do Fluminense grande e vencedor.

Desconfiança da torcida

Oswaldo de Oliveira: Tenho um defeito muito grave: não procuro avaliar essas coisas, procuro trabalhar isento para tomar decisões sem interferência externa. Não posso dizer que eu não soube, porque as pessoas acabam dizendo. Mas é algo que foi sendo desbastada na medida que o tempo foi passado, as pessoas foram raciocinando. Eu vejo a torcida muito favorável. Eu fui para São Paulo para o jogo contra o Corinthians apenas na quinta de manhã e fui com mais de 30 tricolores no voo. Não posso dizer que foi uma festa, porque estavam todos muito tensos com o jogo, mas a receptividade foi maravilhosa, as lembranças foram trazidas novamente. Isso teve continuidade com o resultado que conseguimos. lá. Todos diziam que o Fluminense já estava desclassificado e que o Corinthians já estava escolhendo adversário, conseguimos, ao menos trazer a decisão para o Maracanã. Isso inspirou a torcida. Já tem 30 mil ingressos vendidos e isso demonstra a confiança da torcida não em mim, especificamente, mas na equipe, para termos essa conquista, avançarmos na competição e termos uma aura de tranquilidade para o trabalho.

Relação com os jogadores

Oswaldo de Oliveira: No desempenho da função, quando precisa aumentar o tom, aumento sem problema algum. A tranquilidade é uma característica que eventualmente sofre alterações, isso é normal. Mas essa calma, de certa forma, me ajuda no desempenho do que tenho de fazer. A minha função precisa de calma, de reflexão. Eu me sinto bem fazendo isso com calma.

Situação delicada no Brasileirão 

Oswaldo de Oliveira: Avaí teve muito perto da vitória contra o Corinthians ontem. Equipe que está crescendo com o Alberto (Valentim) e um dia ele acabará vencendo no Brasileiro. Espero que não seja na próxima segunda-feira. Vamos procurar adiar isso. Mas nesse momento não estou pensando nessa pressão não, estou completamente voltado ao jogo de quinta, porque é uma classificação para uma semifinal da Sul-Americana. Depois que passar isso vamos voltar nosso pensamento para o próximo jogo.

Ganso e Nenê juntos no time titular

Oswaldo de Oliveira: Eles jogaram o último jogo. Se vão progredir jogando juntos eles que vão me dizer. Vamos ver a reação. De bate-pronto não tem nenhum problema, podem sim, pois são dois jogadores de altíssima qualidade. Sempre que for possível vamos utilizá-los. Qualquer coisa que aconteça e pensarmos fazer alguma alteração temos que estar preparados. Mas, de início, são dois jogadores importantíssimos para o Fluminense.

Possibilidade de utilizar Caio Henrique no meio-campo

Oswaldo de Oliveira: É uma possibilidade, sem dúvida. Ocorre que o Mascarenhas está lesionado, não está podendo nem participar do treinamento e é uma coisa que pode levar mais algum tempo. Mas é uma questão que a gente leva em consideração.

Decisão contra o Corinthians

Oswaldo de Oliveira: Começamos a série de treinos ontem, hoje demos sequência, ainda temos mas dois dias. Vamos procurar jogar da melhor maneira possível para vencer a partida.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com