Retorno dado por Ronaldinho é contestado por ex-diretor de marketing




Após a rescisão com Ronaldinho, o Fluminense seguiu uma linha de argumentação que o craque, apesar do retorno técnico não ter sido o esperado, o retorno financeiro havia alcançado as expectativas.

No entanto, nesta terça-feira, o ex-diretor de marketing tricolor, Idel Halfen, publicou em seu blog uma mensagem contestando tal retorno.

– O que mais me incomoda é a busca desenfreada do clube em querer chegar a números e justificativas para o investimento com argumentos absurdamente inconsistentes. É inadmissível conceitualmente que se considere como retorno de marketing uma ação que “enganou” os torcedores que acreditaram que o contrato do jogador seria cumprido na totalidade ou, pelo menos, que durasse até o fim do atual campeonato. O clube não pode ser considerado culpado pela rescisão. Porém, quando utiliza a nota oficial deixa claro um desconhecimento assustador do que realmente seja marketing e mostra um profundo desprezo em relação aos direitos do consumidor – afirmou.

O Fluminense não quis se pronunciar sobre a publicação de Idel Halfen, que criticou também a subjetividade quando o clube diz que teve retorno com Ronaldinho.

– Não vejo sentido em falar de retorno sem que seja estabelecido um objetivo, ou seja, saber que foi investido R$ 1 milhão, por exemplo, e houve como retorno R$ 5 milhões, não significa que o resultado foi bom, visto que, se a meta era de R$ 10 milhões a iniciativa ficou abaixo do esperado, mesmo com essa ótima taxa de retorno. Tentar avaliar o investimento apenas sob esse prisma não me parece correto, já que certos dividendos só aparecerão e poderão ser mensurados a médio e longo prazos.

Sobre o aumento de 30% na venda de camisas após a chegada de Ronaldinho, de acordo com os números divulgados pelo Flu, o ex-dirigente afirmou que apenas o número sem uma explicação sobre qual referência foi utilizada não representa muita coisa.

– A referência “aumento de 30%” por si só também não é suficiente para traduzir o impacto da contratação. Seriam 30% sobre o mesmo período em 2014? Seriam sobre 2004? Seriam sobre o mês anterior? Consideraram quantidade ou receita? Essas e outras dúvidas deixam o anúncio do incremento vazio aos olhos mais criteriosos.

O departamento de marketing do Fluminense tem passado por momentos turbulentos e com muitas mudanças. Recentemente, Leonardo Lemos assumiu a vice-presidência. O diretor é Marcone Barbosa, ex-Cruzeiro.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte / Foto: Divulgação