Tricolor coroou o ano com o título do Brasileirão Sub-17
Campeão brasileiro sub-17, nas quartas de final no sub-20 e nas semifinais no sub-23. Apesar da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu diversas competições no Brasil e no mundo, o ano dos moleques de Xerém foi repleto de jogos. Confira abaixo o retrospecto das categorias de base do Fluminense em 2020:
Sub-23
Competição: Campeonato Brasileiro de Aspirantes – semifinais (ainda em disputa)
Desempenho: 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas em 14 jogos
Gols: 18 à favor e 14 contra
Alguns Destaques*: Luan Freitas, João Lopes e Matheus Pato
Resumo: O time sub-23 serve como transição para o profissional e está em seu primeiro ano. Por isso, muitos jogadores do sub-20 também passaram pela categoria, além dos que já fazem parte do time profissional, como é o caso de André, Martinelli e Calegari – subiu para o time de cima antes de estrear pelo Brasileirão de Aspirantes. Na 1ª fase da competição, a equipe avançou em segundo no Grupo B, com 11 pontos. Na 2ª, o Tricolor foi o líder do Grupo D com 9 pontos. As semifinais serão disputadas apenas em 2021.
Próxima partida: 7 de janeiro (quinta-feira) – 15h30 (de Brasília) – Fluminense x Vila Nova-GO – Estádio das Laranjeiras – jogo de ida da semifinal do Brasileirão de Aspirantes
Sub-20
Competições:
Copa São Paulo de Futebol Júnior – eliminado na 2ª fase
Campeonato Carioca Sub-20 – eliminado nas quartas de final da Taça Guanabara e na fase de grupos da Taça Rio
Campeonato Brasileiro Sub-20 – quartas de final (ainda em disputa)
Desempenho: 21 vitórias, 11 empates e 7 derrotas em 39 jogos
Gols: 62 à favor e 39 contra
Alguns destaques: John Kennedy, Samuel, Gabryel Martins e Gabriel Teixeira
Resumo: O Tricolor decepcionou na disputa da Copa São Paulo ao ser eliminado na 2ª fase diante do CRB-AL nos pênaltis. No Campeonato Carioca, os garotos também não tiveram um desempenho muito destacado e não chegaram à final de nenhum dos dois turnos. Na partida de ida das quartas de final do Brasileirão da categoria, disputada nesta segunda-feira (28), a equipe perdeu de virada por 3 a 1 para o rival Flamengo. John Kennedy, grande destaque da categoria, fez um belíssimo gol, mas que não foi suficiente para evitar a derrota.
Próxima partida: 4 de janeiro (segunda-feira) – 15h (de Brasília) – Fluminense x Flamengo – Estádio das Laranjeiras – jogo de volta das quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20
Sub-17
Competições: Campeonato Brasileiro Sub-17 – campeão;
Copa do Brasil Sub-17 – quartas de final (ainda em disputa)
Desempenho: 15 vitórias, nenhum empate e 3 derrotas em 18 jogos
Gols: 46 à favor e 19 contra
Alguns Destaques: Kayky, Matheus Martins, Arthur e Metinho
Resumo: Este foi o ano da “Geração dos Sonhos” do Fluminense. Com um time repleto de jogadores mais ofensivos, o Tricolor foi recompensado pela postura com boas atuações, goleadas e o título do Brasileirão Sub-17 diante do Athletico-PR. Comandados pelo meia-atacante Kayky, artilheiro da competição com 12 gols, os moleques de Xerém balançaram as redes adversárias 37 vezes (média de 2,4 gols por jogo). Pela Copa do Brasil da categoria, ainda em andamento, a equipe fez valer o favoritismo e avançou para as quartas sem muita dificuldade batendo o Porto Vitória-ES por 3 a 1 em jogo único e o Confiança-SE por 6 a 0 no agregado.
Próxima partida: 6 de janeiro (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Atlético-MG x Fluminense – Estádios das Alterosas, em Belo Horizonte (MG) – jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil Sub-17.
*Com exceção dos jogadores que atuam pelo profissional ou pelo time sub-20
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!

