Revés diante do Grêmio, peso da ausência de Yago Felipe, atuação de Ganso e muito mais: leia a entrevista coletiva de Odair Hellmann




Odair Hellmann (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



Comandante tricolor concedeu entrevista coletiva no Maracanã

Após a derrota do Fluminense por 1 a 0 para o Grêmio, na noite deste domingo (08), o técnico Odair Hellmann concedeu entrevista coletiva no Maracanã. O treinador falou sobre o revés do Tricolor, peso da ausência de Yago Felipe, atuação de Ganso, alterações durante a partida e muito mais. Leia a íntegra abaixo:

Derrota para o Grêmio 

“Nós não conseguimos definir as nossas jogadas, tanto que as chances no segundo tempo são foram poucas porque a gente chegava na última parte do campo e não conseguia definir. Nem através de cruzamento e nem através de um jogo apoiado, de uma tabela. O Grêmio baixou muito as linhas. Compactou muito esse bloco defensivo. Conseguia neutralizar as nossas ações por dentro e aí não tinha mais a circulação por trás da defesa. E aí ela fica mais lenta, porque o adversário consegue se estabilizar melhor em sua organização defensiva. Realmente foi uma partida muito abaixo da nossa. Não jogamos bem e o Grêmio mereceu a vitória.”

Alterações durante a partida

“A responsabilidade da derrota é toda minha. Os jogadores tentaram, da melhor forma possível, dentro de suas características e dentro da variação tática e do padrão que a gente tem. O Wellington eu não substituí no intervalo. Fiz a substituição do Michel e do Caio porque, até no primeiro tempo, que foi mais equilibrado, com menos situações de contra-ataque, nós conseguimos buscar definições e criar oportunidades, mas perdendo no placar, então aproveitei para fazer essa mudança no intervalo. Quis aproveitar também para fazer os movimentos de substituição e não esperar 5, 10 minutos, para que eu pudesse também conversar com a equipe no intervalo.

A ideia, sabendo que o Grêmio iria baixar a linha de marcação e explorar o contra-ataque, que a gente não estava conseguindo passar aquela última linha defensiva. Então coloquei dois jogadores que têm esse trabalho de bola, que têm essa capacidade, para que a gente pudesse construir através de passes e de jogo entrelinhas… Porque quando você joga contra um adversário que atua em bloco muito baixo, e que tem uma força no contra-ataque, além de você estar bem estabilizado, para criar confiança no setor ofensivo você tem que errar muito pouco nossa fase de construção e hoje a gente errou muito. Muito acima do normal.”

Peso da ausência de Yago Felipe

“Sim, o Yago treinou muito bem durante a semana. Aconteceu essa situação, que é ruim quando acontece com qualquer atleta. Nós fizemos uma semana boa de treinamento. Tenho total confiança com os jogadores que eu conto no grupo. Fizeram grandes atuações. Hoje não foi uma questão de individualidade ou de sistema, foi uma questão de termos jogado muito abaixo do que vínhamos jogando até aqui. Em todos os sentidos. E quando você faz essa partida muito abaixo do padrão regular, você acaba tendo dificuldades.”

Atuação de Ganso

“Eu não tenho, por hábito, individualizar, principalmente na derrota. Em situações boas de vitória ou de bons jogos eu até respondo um pouco mais individualmente a respeito dos jogadores porque faz parte da minha função responder para vocês e para os torcedores. Mas, em situações adversas, como a de hoje numa derrota dentro de casa, a responsabilidade é minha. Todos os jogadores tentaram dar o seu melhor, mas não conseguimos nem individual e nem coletivamente fazer uma boa partida. Por isso que perdemos.”

Erros a serem corrigidos

“É um jogo dentro de casa, a gente vem de uma sequência muito boa, na parte de cima da tabela. E, da mesma forma que ganhamos partidas fora de casa, hoje perdemos essa dentro de casa, o que não gostaríamos e estamos muito chateados com essa situação. É retomar os trabalhos nessa semana, retomar o padrão e continuar nossa caminhada. A gente fez uma parte muito regular e excelente em termos de padrão de jogo e resultado. Hoje tivemos um revés. Mas é o que eu sempre falo. Não está tudo certo quando a gente fica oito ou nove partidas sem perder, e também não está tudo errado hoje quando perdeu. É retomar o mais rápido possível e o mais rápido possível é no próximo treinamento e no próximo jogo para que a gente retome o caminho das vitórias.”



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com