Sem “ela”, o Fluminense não chegará a lugar algum




Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.

Sem “ela”, o Fluminense não chegará a lugar algum (por Vinicius Toledo)

Fala, galera tricolor! Pelo visto, tudo indica que o Fluminense enfrentará o The Strongest, da Bolívia, nas oitavas de final da Conmebol Libertadores. A confirmação virá no próximo sábado (08), às 19h (de Brasília), no jogo entre Grêmio e Estudiantes, da Argentina. No Couto Pereira, os gaúchos precisam apenas de uma simples vitória ou um empate a partir do placar de 3 a 3 para garantir a primeira colocação do grupo e, consequentemente, enfrentar o Peñarol, do Uruguai. Caso o time comandando pelo Renato Gaúcho empate, aí será  Fluminense x Grêmio nas oitavas.

Conforme comentei no texto anterior, qualquer debate envolvendo projeções das oitavas da Conmebol Libertadores é algo precoce. As partidas de ida ocorrerão apenas na metade do mês de agosto. Sendo assim, muita água vai rolar até lá: Copa América, janela de transferências, lesões, times crescendo, outros em crise, etc…

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

E o Fluminense? Pois é, dá para afirmar que a rapaziada do Fernando Diniz não está jogando rigorosamente nada. É bem verdade que conseguiu o título da Recopa Sul-Americana e a primeira colocação do grupo na Conmebol Libertadores, mas sendo bem honesto, os adversários eram muito inferiores tecnicamente, entretanto, também dá para colocar na balança a qualidade de parte do elenco, que mesmo com todos os tipos de problemas, alcançou os resultados nas competições continentais. Agora só falta reagir no Brasileirão

Os retornos do Samuel Xavier e André serão muito bem-vindos. A chegada do Thiago Silva poderá ser o fator para colocar ordem no sistema defensivo não apenas pela parte técnica, mas, principalmente, na orientação aos companheiros em questões como cobertura e posicionamento. O trio tem tudo para melhorar o sistema defensivo do Fluminense, mas isso só será possível mesmo com a volta de algo que o time não apresentou ainda nessa temporada: intensidade. 

A lentidão apresentada pelo Fluminense em 2024 tem sido algo terrível em todos os sentidos. A marcação, por exemplo, é extremamente frouxa. Uma das consequências é o clarão existente entre meio de campo e defesa em que os adversários quase nunca deixam de tirar proveito. Não à toa, é a segunda defesa mais vazada do Brasileirão.

Recuperar a intensidade para a sequência da temporada será fundamental para o Fluminense voltar a competir de verdade. Sem ela, o time não chegará a lugar algum…

Forte abraço e ST