Sem Jhon Arias, Fluminense pode mudar esquema de jogo




Jhon Arias (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)



Jhon Arias desfalcará o Fluminense

Hora da verdade? O Fluminense terá uma amostra grátis do que pode ser sua realidade a partir da janela de transferências. Convocado para a Copa América, Jhon Arias desfalcará o Tricolor por ao menos um mês, e o time precisará se adaptar à vida sem o colombiano.

Destaque do Fluminense desde 2022, Jhon Arias pode ser negociado neste mercado da bola. O clube não tem propostas oficiais pelo jogador de 26 anos, mas sabe que ele vai atrair o interesse de clubes estrangeiros.

Artilheiro e principal garçom do Tricolor em 2024, com seis gols e três assistências, Jhon Arias já se apresentou à seleção da Colômbia. Jhon Arias conseguiu uma liberação especial para enfrentar Alianza Lima e Juventude, mas já será desfalque contra o Botafogo.

Agora, Fernando Diniz precisa de uma nova peça para o quebra-cabeça que terá para substituí-lo. O técnico do Fluminense tem algumas opções.

Principais opções de Fernando Diniz

Uma substituição mais simples seria a entrada de um atacante em sua posição. Desse jeito, dois jogadores despontam como favoritos para substituir Arias: Marquinhos e Douglas Costa. A vantagem, hoje, é do jovem de 20 anos.

Contratação de mais impacto no time até aqui em 2024, Marquinhos vem sendo utilizado em outra função. Na escalação, ele é lateral-direito, mas, na prática, funciona como um ala, um pouco mais recuado que na ponta-direita, mas em setor próximo.

A Data Fifa será crucial para o Fluminense dar ritmo a alguns jogadores nos treinamentos, como Samuel Xavier, titular da posição. Isso porque, com a volta do camisa 2, Marquinhos deve voltar ao ataque.

Já Douglas Costa recebeu algumas chances como titular, mas ainda não rendeu o esperado. Pouco participativo em jogadas decisivas, o camisa 90 tende a ser uma opção de banco. Sua titularidade só deve acontecer caso Diniz mantenha Marquinhos na lateral-direita, o que até agora não rendeu bons frutos.

Sem Jhon Arias, Fluminense pode mudar esquema de jogo

Outras opções no  elenco podem alterar o formato que o Fluminense costuma jogar. Reservas que entram bastante, John Kennedy, Renato Augusto e Lima podem ocupar a vaga de Arias, cada um da sua maneira. Seriam alternativas mais ousadas, mas com Fernando Diniz, tudo pode acontecer.

Com o John Kennedy, o Fluminense ganharia presença de área no ataque. O jogador de 22 anos tem evoluído em sua reintegração após episódio de indisciplina. Embora já tenha até atuado pela ponta, JK seria uma opção por dentro, como segundo atacante ao lado de Cano. A amplitude pela direita ficaria a cargo do lateral, o que pode abrir espaço para a manutenção de Marquinhos no setor.

O veterano Renato Augusto, que ainda não se encontrou no Tricolor, é outro jogador que pode ganhar mais minutos. Embora não consiga substituir Arias diretamente, ele poderia atuar como um armador pela ponta ou no meio do campo. Do mesmo jeito, quem precisaria dar velocidade pela ponta seria o lateral-direito.

Lima é a opção até mais conservadora. O jogador de 26 anos já atuou em múltiplas funções, mas foi na ponta que teve alguns de seus melhores momentos no Ceará, quando atraiu a atenção do Fluminense. No Tricolor, também foi bem no setor, e pode ser uma alternativa para equilibrar um time que vem sofrendo nos dois lados do campo.

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Para continuar nosso trabalho de forma crescente, contamos com a ajuda do nosso público.”

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Por Explosão Tricolor / Fonte: Trivella

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com