Sem precipitações




Richarlison e Fred darão muitas alegrias (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)
Richarlison tem tudo para arrebentar  (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)

Ok, sei que o Fluminense anda vacilando neste início do Campeonato Brasileiro. Aproveitamento de 50%, duas vitórias, três empates, uma derrota, cinco gols pró e cinco gols contra. Pelo que vimos nos seis jogos disputados até aqui, dá para afirmarmos sem exagero algum, que o Fluminense poderia estar tranquilamente na liderança isolada da competição. 

Galera, com exceção do duelo contra o Santa Cruz, o Fluminense perdeu um caminhão de gols no restante dos jogos. Resultado: oitava colocação e boa parte da torcida pra lá de invocada. Por falar na insatisfação da torcida, acho que andam exagerando. Com toda sinceridade, não consigo enxergar falta de vontade como alguns tricolores andam dizendo. Se isso fosse verdade, certamente teríamos perdido uns três ou quatro jogos. E não foi isso que vimos nos jogos. Apesar de alguns problemas, o Fluminense foi superior em todos os seis jogos. Só não teve competência para balançar a rede adversária.

Está nítido que o problema principal está na hora de finalizar. O Fluminense tem perdido, no mínimo, umas cinco chances claras de gols por jogo. Num campeonato tão equilibrado, isso faz toda a diferença. Até nas duas magras vitórias por 1 a 0, o time perdeu a chance de aplicar duas sonoras goleadas para aumentar consideravelmente o saldo de gols. Além da questão da finalização, a parte física também tem deixado muito a desejar. Outro ponto que merece uma atenção especial da comissão técnica. 

Ontem, vi muitos tricolores condenando o Richarlison pela chance perdida contra a Chapecoense. Alguns mais agitados já andam dizendo que o garoto é um pereba. Não quero entrar em polêmica com ninguém, mas seria legal que tivéssemos cuidado na hora de julgar esta promessa. O moleque tem apenas 19 anos de idade, está apenas iniciando a sua história no Fluminense e tem um enorme potencial a ser desenvolvido. 

Não acho inteligente essa atitude de querer detonar uma jovem promessa. O Richarlison ainda não é um craque, na verdade, nem sei se será, mas o garoto tem algumas características que poderão ajudar bastante o Fluminense ao longo desta temporada. Ninguém do elenco atual tem a explosão, movimentação e a intensidade dele. Ele ainda se enrola um pouco, erra alguns passes e não está com a pontaria afiada, mas consegue incomodar bastante as defesas adversárias e, consequentemente, abre espaços para os seus companheiros. Não dá para abrir mão dos atuais pontos fortes do Richarlison. Muito menos condená-lo. 

Espero que o Fluminense realize um trabalho específico para desenvolver o Richarlison e alguns dos nossos jovens talentos de Xerém. O Daniel, por exemplo, joga muita bola, mas necessita dar uma encorpada maior para aguentar o intenso ritmo do profissional. O moleque tem visão de jogo e sabe dar boas enfiadas de bola para os atacantes, algo raro no atual futebol brasileiro. Merece ser tratado com uma atenção especial, pois tem tudo para ser um grande camisa 10. O problema é sabermos se o clube tem a estrutura necessária para fazer este tipo de trabalho específico. Se não tem, deveria providenciar para ontem.  

A programação de treinos da semana indica que o elenco só retornará às atividades, a partir da próxima terça, às 15h. A folga de amanhã é compreensível, pois a rapaziada estava fora do Rio de Janeiro desde a última terça. Além disso, o retorno de Chapecó atrasou bastante. Tem que dar uma folga mesmo para descansar e curtir a família. Até aí, tudo bem. Só que é o seguinte: o Fluminense não pode treinar em período integral? Na programação não consta nenhuma atividade em dois períodos. Para um time que necessita melhorar consideravelmente a sua condição física e, principalmente, treinar bastante o fundamento da finalização, podemos dizer que estão dando um tremendo mole. E aí, Sr. Levir Culpi? O vice-presidente de futebol e o diretor não estão de olho nisso?   

Diante de todo este cenário, fica a nossa torcida para que o Fluminense consiga desenvolver os seus jovens talentos. Com relação aos mais cascudos, só uma solução: TREINAR, TREINAR e TREINAR. E MUITO!!! Assim espero… E tem que ser para ontem!

Por hoje é só.

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com