Sentimentos ruins




Foto: Vitor Silva/Botafogo
Sentimentos ruins (por Leandro Alves)

Confesso para vocês que a derrota do Fluminense para o Botafogo me trouxe sentimentos ruins. Decepção, frustração e irritação. Uma vitória no clássico era fundamental por dois motivos: se afastar da zona de rebaixamento e atrapalhar o rival na briga pelo título. Infelizmente não foi o que aconteceu.

Com a derrota, o Fluminense retornou à zona de rebaixamento e viu o Botafogo abrir quatro pontos na liderança. O desfecho foi o pior possível.

Sobre o jogo, esperava mais do Tricolor ofensivamente. No geral, a equipe comandada por Mano Menezes produziu pouco. Defensivamente, eu já esperava um jogo complicado por conta das ausências do Thiago Silva e do Thiago Santos. Vale ressaltar, porém, que o Antônio Carlos fez um bom jogo. Já o Manoel foi um show de horrores.

A verdade é que o Time das Laranjeiras só não sofreu mais gols por conta da atuação do goleiro Fábio. O paredão tricolor fez pelo menos cinco grandes defesas ao longo da partida.

Mas a derrota do Fluminense só ocorreu por conta da entrada do Felipe Melo, que mais uma vez mostrou que não tem condições de seguir atuando. Até acho que o árbitro poderia ter marcado falta no lance, mas o zagueiro tricolor foi muito displicente e assumiu um risco desnecessário. Naquele momento do jogo, já nos acréscimos, ele tinha que ter dado um chutão para frente. Deu mole e prejudicou a equipe.

O gol do Botafogo ainda saiu dos pés do Luiz Henrique. É triste ver o Fluminense formando jogadores para os seus rivais. Até quando isso vai continuar acontecendo?

Para completar, o Fluminense foi prejudicado pela arbitragem. Na minha opinião, houve um pênalti claro não marcado sobre o Germán Cano no primeiro tempo. O Matheus Martins acertou uma cotovelada no rosto do argentino.

Mais algumas observações sobre o clássico deste sábado:

– Acabou o Mano Menezes paz e amor. O treinador discutiu com torcedores pelo segundo jogo seguido. E chegou a mandar uma “banana” para um torcedor tricolor. Além disso, está com um tom mais combativo nas entrevista coletiva. Eu sabia que em algum momento ele voltaria ao seu normal.

– Estou preocupado com o início do Gabriel Fuentes no Fluminense. O segundo jogo dele e novamente entrou muito mal. Deixou muitos espaços na marcação e errou passes bobos. Espero que seja apenas uma questão de adaptação. O fato é que prejudicou a equipe nas duas vezes em que esteve em campo.

– O Marcelo, por outro lado, foi a grande surpresa positiva do clássico. Foi muito bem defensivamente e venceu praticamente todos os duelos com o Luiz Henrique.

– Fiquei decepcionado com o público presente no Maracanã. Menos de 30 mil tricolores compareceram ao estádio neste sábado. Pela importância do confronto, esperava pelo menos 40 mil tricolores. Vale ressaltar que isso não é uma crítica aos torcedores que estiveram no Maracanã. Os que foram fizeram bonito.