Sobre o novo técnico do Fluminense




Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Sobre o novo técnico do Fluminense (por Lindinor Larangeira)

Depois de demitir Mano Menezes, a diretoria do Fluminense começou a buscar um novo treinador. Alguns nomes estão sendo ventilados e a cúpula tricolor pretende anunciar um novo técnico durante a semana. O auxiliar permanente Marcão comandará o time na terça-feira, na estreia da Copa Sul-Americana, contra o Once Caldas, na Colômbia, às 21h30. A ideia da diretoria é trazer um novo técnico já para a próxima rodada do Brasileirão, no domingo, contra o Red Bull Bragantino, no Maracanã.

Em relação ao assunto demissão, quem mandou a real foi o agora comentarista Felipe Melo e dizem que a declaração causou muita irritação na diretoria tricolor. Na sua conta do Instagram, o pitbull mordeu e não assoprou: “Acho que o Mano deveria ter saído até antes. Se eu tivesse a caneta, eu teria agradecido a ele depois do jogo contra o Palmeiras no ano passado, mas teria dado tchau”, disse o ex-jogador, campeão da Libertadores pelo clube.

Posteriormente, em sua participação no programa Seleção SporTV, no papel de comentarista, Melo foi mais ameno, elogiando o mandatário tricolor, na opinião dele “o maior presidente da história do clube, em termos de vitórias”, e afirmando que, se estivesse no lugar do presidente Mário Bittencourt, tentaria a contratação de Dorival Júnior, recentemente demitido da seleção brasileira, ou de Renato Gaúcho.

Polêmicas à parte, Felipe Melo começou muito bem a nova carreira. Vai direto ao assunto, não enrola e com ele o papo é reto. Além de entender muito do assunto.

Minha primeira constatação é que ele deveria ser aproveitado no Departamento de Futebol do Fluminense. No antigo cargo de Fred, ou mesmo como treinador nas divisões de base. Mas ao que parece, ele não aceitou a proposta que teria sido feita pelo clube. Se realmente um convite foi feito, que se faça outra proposta e um esforço maior para trazer de volta esse profissional para o clube.

A segunda constatação, vai no sentido da, para mim, boa performance na nova função, embora se trate de uma impressão: não sei quanto tempo o atual empregador de Felipe Melo vai mantê-lo como comentarista em seus quadros, já que a emissora em questão não tem muita tolerância com quem manda a real.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Ainda sobre o futuro treinador, de acordo com a coluna do jornalista Diogo Dantas no jornal O Globo, um possível retorno de Fernando Diniz é opção que agrada aos jogadores do elenco tricolor. Diniz inclusive venceu enquetes realizadas pela imprensa.

Em relação a ele, minha eterna gratidão e a convicção de que ele é um profissional extremamente necessário ao nosso futebol. Porém, mesmo com a ótima relação com o elenco, diferente de Mano Menezes. Do carinho da maior parte da torcida, que nutria um sentido de aversão ao ex-treinador, Diniz me parece, pelo menos agora, uma péssima escolha. No futuro, quem sabe…

Como diria Felipe Melo, se tivesse a caneta na mão, minhas escolhas seriam, primeiro, Luis Castro, e em seguida Renato Gaúcho. O primeiro seria uma disrupção total com as convicções da diretoria do clube. Poderia dar errado? Claro. Mas creio que a possibilidade de sucesso seria gigantesca. Ah, o salário do treinador português também é gigantesco. Uma possibilidade de resolução seria uma conversa com o patrocinador master.

Sobre Renato, se as relações dele com a direção tricolor estão pacificadas, creio que se trata de uma solução ganha-ganha. Boa para ele e para o clube.
Dorival? Pode até ser. Mas a minha impressão é que ele deve mesmo é se dar um período sabático. Merece.

Portanto, o meu palpite é que o gaúcho mais carioca do Brasil vai continuar batendo ponto nas redes de futevôlei da Zona Sul carioca e ter mais uma passagem no clube mais amado do Brasil.
Mas como disse, é apenas uma aposta.

PS1: Que o simpático e sorridente Marcão faça o básico nesta terça-feira e não atrapalhe. Com isso, fará mais do que Mano Menezes.

PS2: Ansioso para a próxima nota do Lauro Jardim sobre a SAF