Tá ficando bonito de ver… Pontos positivos do início da temporada




Amigos Tricolores,

Ficou bonito ontem!

Convenhamos, vencer o Vasco por 3 x 0 com bela exibição é sempre motivo para comemorar.

O adversário tirava onda de que estava invicto no Carioca havia 23 jogos, pois foi campeão invicto ano passado (18 jogos) e tinha mais 5 jogos invictos do Estadual de 2015. Em vários dos jogos, lembramos, houve favorecimentos escandalosos da arbitragem, isso todo mundo sabe.

Estava, também, invicto em clássicos regionais havia 8 jogos.

Pois ontem levou foi um belo de um sacode. Fora o baile… E ficou barato…

Repito o que já escrevi na crônica do primeiro jogo, contra o Criciúma: foi bom, mas é muito cedo para muitas conclusões. Mas vamos começando bem… E isso é importante!

Vamos destacar alguns pontos positivos extraídos destes dois jogos:

Alma tricolor. O Fluminense sempre que esteve na frente do placar nos dois jogos, por um gol de diferença, continuou tentando atacar e ampliar o placar. Isso não acontecia fazia tempo. Na verdade, desde a última vitória, ano passado, contra o Sport (3 x 1), o time nem fazia três gols em ninguém.

Será isso que o Abel falava de um time sem alma? O Fluminense não pode botar um gol na frente e se entrincheirar todinho atrás, tomando sufoco até levar um gol, ou ganhando o jogo somente se conseguisse resistir. O Fluminense tem que jogar como Fluminense!

– Alguém se lembrava de que esse time estava há dez jogos sem vencer, na reta final do Brasileirão do ano passado? Agora ele parte para cima e pressiona boa parte do jogo.

Orejuela é um volante que joga para a frente. Combate bem, rouba bolas e procura o ataque, nada de toquinhos inúteis laterais. E o Douglas subiu muito de produção também! Grande partida!

Sornoza joga de cabeça erguida, cria boas jogadas, lança bem, procura companheiros mais bem colocados. Não à toa já é o líder das assistências com gols no ano, dando o passe para Marquinho no primeiro jogo e para Henrique Dourado ontem.

Sornoza assumiu muitas das bolas paradas, e divide escanteios e faltas com Scarpa, que ficava sempre sobrecarregado nos jogos, forçando a musculatura e, não raro, terminando os jogos exausto por ter que bater todas as penalidades e escanteios.

Cavalieri voltou ao time e deu muito mais segurança na meta, mostrando que é muito mais completo que Júlio César.

– O time voltou de férias depois do adversário. E nesta semana jogou terça-feira, enquanto o adversário teve semana cheia para treinamentos. Ainda assim, sobrou fisicamente, mostrando que o Florida Cup atrapalha muito mais do que qualquer outra coisa, para efeitos de pré-temporada.

Destaque também para o nosso novo CT, que propicia treinos isolados e até secretos, e também em dupla jornada. Cheguei a ouvir muito que CT não ganha jogo, não faz gol… Como se não fosse superimportante! Lógico que gol ele não faz, mas ficar treinando o resto da vida nas Laranjeiras era um atraso de vida…

Alguém se lembra do Cícero? Não tenho a menor, mas a menor mesmo, saudade do jogador, que tornava o time muito lento e muitas vezes se escondia do jogo, até por já ter uma idade mais avançada e não aguentar o ritmo de muitas partidas seguidas. Os que o defendiam dizem que ele fazia muitos gols, o que nem concordo, e lembro que fez apenas 6 assistências de gols no ano passado. Muito pouco!

– O Henrique Dourado melhorou muito este ano. Lembramos que ele chegou no meio do campeonato, depois de jogar uma temporada inteira na Europa e sem direito a férias, e num momento em que o time caía de produção. Tirando férias e iniciando o ano no mesmo ritmo do time já corre bem melhor e tem sido muito mais produtivo. Vamos ver mais!

Seis gols em dois jogos para um time que dificilmente fazia dois gols numa partida no fim do ano passado… O espírito está muito mais ofensivo…

– Novamente o Abel. Gostei muito quando ele disse, na entrevista pós-jogo, que tem muito o que acertar ainda…

– Em termos de humor, podemos considerar o time bastante equilibrado: três gols de pé esquerdo no primeiro jogo, três de pé direito no segundo jogo. Faltam os gols de cabeça…

Dúvidas e pontos negativos:

– Como nem tudo são flores, a defesa continua com sérios problemas. Muito exposta, ontem foram muitos os sustos. Não pode ficar tomando cabeçada de jogador totalmente livre em cobrança de escanteio. Não pode ser envolvida com jogador na cara do gol várias vezes. Espero que o Renato Chaves possa subir muito de produção, ele que vinha parado havia tempo, por uma fratura. Henrique também tem que melhorar.

– Quero ver mais o Lucas e o Léo. Por enquanto não deu para ver muita coisa…

– Que pena não termos definição de estádio para mandarmos os jogos… E que horário ruim na quarta-feira que vem, 16:30 horas, contra o Resende, o que dificulta até assistir ao jogo pela TV. Mas é a Rubens Liga… Faz parte do pacote…

Pelo Estadual de Sub-20, em São Januário, também estreando ontem, de manhã:  Vasco 1 x 1 Fluminense. Gol de Paulinho.

Vamos pra cima do Resende, Fluzão! Ainda é cedo, mas o começo tá bom.

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por Paulo Nense – Explosão Tricolor / Foto: Divulgação

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com