Tá ficando chato, Fluminense




Time continua perdendo gols (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)
Time continua perdendo gols (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

Tá ficando chato vir aqui repetir a mesma coisa em toda coluna que escrevo. A pontaria não tem sido o forte do Fluminense. A quantidade de chutes a gol que o time precisa dar para que uma bola entre é algo preocupante. Contra a Chapecoense, passamos em branco.

Tá certo que, nesse jogo, o meio de campo do Fluminense teve a mesma criatividade do que o cara que inventou a bandeira do Japão… O primeiro tempo então, foi ruim demais de assistir, pesquei algumas vezes diante da tv. Os dois times presos demais, entregaram-se às marcações. O problema é que quando olhamos a diferença na qualidade técnica dos elencos, isso torna-se normal pro time catarinense e alarmante para o Tricolor.

As coisas melhoraram pro Fluminense no segundo tempo, talvez fruto da mexida do Levir Culpi, que tirou o Richarlison pra colocar o Magnata e assim centralizar mais o jogo, já que pelo lado de campo estava difícil. Aliás, alguém pode me explicar a insistência do nosso técnico em tirar o garoto cedo de campo? Entendo que ele por ser novo, ainda tem dificuldade tática, mas, é o cara que mais incomoda a zaga adversária. Sempre vai pra cima e arranja alguma coisa. Apesar do gol fácil que perdeu, eu o deixaria mais tempo no jogo.

Por falar em substituições, acho que no contrato do Levir Culpi tem uma cláusula que diz: a cada substituição feita, cortaremos 10% do salário mensal do treinador. Porque não é possível que o técnico não tenha o que mexer com o time exausto em campo, empatando em 0 a 0 e sem demonstrar ofensividade aguda. Não engulo a explicação do treinador na entrevista pós jogo de que não havia o que ser feito para mudar. Como assim? Então para que levar reservas?

Gosto do trabalho do Levir Culpi no Fluminense, acho que com a chegada de algumas peças que ainda estão faltando no elenco, o time pode engrenar e sonhar alto ainda nessa temporada, mas nosso treinador tem que parar de dar essas mancadas. Até mesmo para preservar fisicamente alguns jogadores, como o capitão Fred, que sabemos ter um físico não muito privilegiado.

O Tricolor terá uma semana de trabalho até a próxima maratona de jogos, tempo importante para treinar e descansar, porque vem pedreira pela frente. Primeiro o Grêmio no próximo sábado (dia 11), depois Corinthians na quinta (dia 16). Dois times que estão ocupando o topo da tabela e com treinadores há bastante tempo no cargo. Vitórias nesses dois jogos firmariam o Fluminense como time postulante a brigar no topo da tabela. Se o clube quer alguma coisa além do marasmo, PRECISA vencer esses embates.

Para o próximo jogo, manteria a mesma formação, mas daria ênfase no treino de transição da bola do meio para o ataque com velocidade. Acredito que o Fred tem feito um papel importante, voltando para fechar o meio e ajudar na marcação, mas sabemos em qual zona do campo ele pode nos ser mais útil. Precisamos dele mais perto do gol. Não isolado, mas sempre perto da área que é onde ele faz a diferença. Desde o jogo contra o botinha que tenho notado uma aproximação maior dos jogadores para fazer triangulação, isso deveria ser enfatizado também, pois é o tipo de jogada que quebra a defesa adversária.

Trabalhar duro essa semana e buscar essas duas vitórias. Quando elas vierem, o time embala e aí, pra segurar, é ruim hein. No mais, VENCE O FLUMINENSE!!!

Pitacos do Toni:

– O botinha já tá na lanterna, não esperava nada diferente.

– Grêmio não terá seu principal jogador para o confronto de sábado. Luan está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Sorte a nossa.

– É um lixo estar sem o Maraca para jogar. Contra o Grêmio, o palco será mais uma vez o insosso estádio de Volta Redonda. A torcida mais uma vez não comprará a ideia e teremos meros espectadores no estádio. Triste, mas tem sido a realidade.

– Douglas não pode ser reserva de jeito nenhum.

– Henrique salvou uma bola crucial no finalzinho da partida. Jogou bem. (Tá vendo? Não é perseguição, quando joga bem eu elogio!)

– E aí, prontos para a Flu Fest? Participem do concurso do Explosão Tricolor que vai levar um torcedor para essa grande festa que celebra o amor ao Tricolor! Não perca!

Toni Moraes / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com