TJD-RJ denuncia Flamengo e Fluminense por episódios ocorridos no Fla-Flu




André (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



Fluminense foi denunciado por caso de racismo, enquanto o Flamengo foi alvo de denúncia por episódio de homofobia

Conforme anunciado na última quinta-feira (03), a Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) oficializou nesta sexta-feira a denúncia de racismo contra o Fluminense pelo caso envolvendo o atacante Gabriel, do Flamengo, no Fla-Flu do dia 6 de fevereiro, no Estádio Nilton Santos. Mas o clube da Gávea também foi denunciado no mesmo pedido, feito pelo procurador Luís Cesar Vieira da Silva, por cantos homofóbicos entoados por rubro-negros contra tricolores no clássico. O julgamento ainda será marcado.

Os dois clubes foram enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. A pena prevista é de multa de R$ 100 a R$ 1 mil, além da perda de três pontos no Campeonato Carioca “caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”.

O inquérito aberto pela presidente do TJD-RJ, Renata Mansur, para apurar o episódio, também foi encerrado. O auditor sorteado para o caso, Dr. Rafael Fernandes Lira, argumentou que é possível identificar a palavra “macaco” no vídeo, mas concluiu que “há nos autos elementos probatórios que caracterizam a possibilidade/probabilidade de ocorrência de injúria racial, ou, minimamente, ofensas/desrespeito” e pede “a adoção das medidas jus-desportivas cabíveis”. Também foi aberto inquérito sobre o caso de homofobia, mas a Procuradoria se antecipou e já fez a denúncia.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com