Todos os elogios a Muriel




Foto: Lucas Merçon/FFC



Todos os elogios a Muriel

Vitória tranquilizadora! Mesmo sofrendo uma ilusória pressão no final da partida, o Fluminense mereceu ganhar do Botafogo e a equipe já mostrou um padrão tático muito superior ao dos tempos de Oswaldo Oliveira. Marcão é craque e é tricolor! O time vai bem sob o seu comando e espero que ele permaneça no cargo até o fim da temporada. 

Confesso que teria muito prazer em falar do nosso comandante. Mas tem um jogador que já caiu nas graças da torcida e não pode passar em branco nesta pequena arrancada tricolor: o goleiro Muriel. Com rápida adaptação ao clube e à cobrança da arquibancada, o arqueiro tem se destacado cada vez mais e já é postulante a ser o melhor jogador do elenco no campeonato. 

Algumas partidas ainda estão vivas na memória tricolor, como a que ele fez na vitória contra o Fortaleza no Ceará. Se não fosse Muriel, certamente hoje o Fluminense teria três pontos a menos na classificação e estaria empatado com o CSA, primeiro time no Z-4.

Mas o que aconteceu para Muriel se destacar tanto em tão pouco tempo? A explicação talvez esteja no histórico recente do atleta. 

Não é segredo pra ninguém que ele saiu do Internacional em 2017 após sequer treinar com o time profissional. Relegado ao Centro de Treinamentos das divisões de base naquele ano, Muriel resolveu tomar novos ares e foi transferido para o Belenenses de Portugal sem qualquer custo ao clube. Totalmente de graça! 

Então com 30 anos, o que o goleiro poderia esperar na Europa após se tornar um fardo no Inter, clube onde chegou ao 10 anos de idade? Caso ele se entregasse à tristeza de ficar fora do elenco, certamente teria uma passagem apagada em Portugal.

Mas Muriel mostrou muita personalidade e fez do momento ruim um estímulo para melhorar o seu desempenho. Após uma boa temporada 2017/2018, ele deu um salto de qualidade e aumentou muito seu nível, a ponto de ser eleito o melhor goleiro do Campeonato Português no mês de dezembro da temporada 18/19, superando o mundialmente conhecido goleiro Iker Casillas, então já jogador do Porto.

Naquela mesma temporada, Muriel tomou gol apenas em oito das 17 primeiras rodadas, sendo decisivo em várias partidas. O seu clube, Belenenses, tentou renovar o contrato com ele, inclusive dobrando o seu salário. Além disso, outros clubes europeus também queriam a contratação do atleta. Mas ele optou por retornar ao Brasil; melhor pra nós!

Mesmo chegando de graça ao Fluminense, já que o contrato havia vencido quando foi contratado, o site Transfermarkt, especializado em avaliação de atletas ao redor do mundo, dispõe que seu valor de mercado gira em torno de 800 mil euros, cerca de R$ 4 milhões. Isso mostra que o Fluminense fez um grande negócio ao trazer o atleta, o que deve ser valorizado.

Outro fator que demonstra que o goleiro buscou se aprimorar no período em que esteve na Europa é a sua qualidade com a bola nos pés. Longe de ser um craque, ele se encaixa bem nessa nova geração de goleiros que tem que saber sair jogando. De acordo com sua entrevista quando chegou às Laranjeiras, essa característica só foi acentuada com muito treino no clube português. Ponto para o goleiro!

Não há dúvidas de que ele e todo o elenco ainda precisam evoluir muito sob o comando de Marcão. Mas hoje, quando a torcida e os demais jogadores olham para o gol, sentem segurança, o que fundamental para acreditar no time. Excetuando um jogo ou outro, Muriel tem se destacado em cada rodada.

Como principais defesas até agora, cito os dois lances cara a cara no início do jogo contra o Santos – aquele mesmo do “burro pra car..” do PH Ganso contra o Oswaldo. Ainda estava 0 x 0 e um gol naquele momento poderia significar a derrota na partida. Mas ele fechou o ângulo contra os atacantes santistas, o que permitiu ao time empatar o jogo, apesar das chances de vencer.

Quarta é contra o Cruzeiro no Mineirão. Adversário direto na luta contra o rebaixamento, que infelizmente ainda é a nossa realidade, mais uma vez a torcida e o time contarão com uma boa atuação de Muriel para permitir que nos afastemos de vez da zona da confusão. Espero que ele esteja iluminado novamente!

Ser Fluminense acima de tudo!

Evandro Ventura



PUBLICIDADE