Tragam o Abel de volta!




Foto: Nelson Perez / FFC
Foto: Nelson Perez / FFC

Sim, meu preferido para treinador do Fluminense é o Abel.

E minha preferência não se dá por achar o Abel o melhor técnico dentre as opções do mercado, mas por entender que ele é a opção que melhor se encaixa no atual perfil tricolor.

E porque penso isso?

O técnico que assumir o Tricolor não terá vida fácil neste ano.

Precisará administrar um elenco mimado, acomodado, e que não tem o tesão que deveria pelas vitórias.

Além disso, este elenco terá que se acostumar com uma série de viagens o ano todo, já que, pelo visto, disputaremos a grande maioria das partidas fora da cidade do Rio de Janeiro.

Juntem a estes ingredientes, um ano político, onde teremos, provavelmente, a eleição presidencial mais disputada dos últimos tempos, que poderá interferir no ambiente do departamento de futebol  e pronto… a pólvora está acesa.

Em função disso tudo, entendo que o próximo técnico do Fluminense precisa ser, necessariamente, alguém muito hábil em blindagem e gerenciamento de grupo.

Precisamos de alguém que saiba extrair o máximo de empenho dos jogadores, e que devolva ao Fluminense o gosto pela vitória.

Precisamos de alguém que saiba lidar com esta situação peculiar que teremos este ano, de muitas viagens, o que faz com que os jogadores passem mais tempo juntos do que em outros anos, sendo fundamental para o sucesso da equipe que o grupo esteja em sintonia.

E mais do que isso, precisamos de alguém que consiga manter os jogadores afastados do ambiente político que certamente contaminará o clube no decorrer do ano.

Por isso, gostaria que o próximo técnico tricolor já conhecesse o clube, e mais ainda, já tivesse uma história de sucesso dentro do Fluminense.

Tem que ser alguém que os jogadores respeitem o currículo, para que não consigam extrapolar a hierarquia, como vimos em todos os últimos treinadores que passaram pelo clube.

Tecnicamente o meu preferido seria o Cuca, pois os times dele têm o estilo que eu mais gostaria de ver no Fluminense.

Mas o psicológico do Cuca me preocupa bastante neste cenário. Tenho dúvidas se ele não seria engolido pelo elenco, e pelo momento político do Tricolor. E quando o emocional do Cuca é engolido, temos o risco dele se perder, e perder o elenco junto.

Com relação ao Levir, acho que o santo dele não bate com o Fluminense. Além de já ter desdenhado bastante do clube em outros tempos, não sei se ele teria a habilidade e o conhecimento de clube necessários, para lidar com as peculiaridades que vivenciaremos este ano (momento político conturbado, estrutura precária de estádios, etc).

Por isso, a meu ver, Abel Braga seria o nome ideal para o momento tricolor.

Não conheço ninguém melhor do que ele para lidar com este elenco do Fluminense. É um ótimo técnico, muito respeitado, com um senhor currículo dentro do clube, e com uma grande habilidade para gerenciar e administrar crises internas.

Há quem alegue que esta mentalidade precisa mudar no Fluminense. Que não podemos ficar reféns dos jogadores, e que precisamos montar um grupo mais comprometido com as vitórias, que é a razão de ser do Tricolor.

Não discordo desta tese. Mas a montagem do elenco já foi feita. O ano de 2016 está aí, e é com estes jogadores, salvo uma ou outra mudança, que iremos para o campeonato brasileiro.

Então precisamos de alguém que saiba lidar com este grupo, e extrair os melhores resultados possíveis para o nosso clube.

Parece que o Abel só pode assumir o clube em junho de 2016. 3 meses. Isto poderia ser um empecilho, mas já esperamos por ele este mesmo período em 2011, e com uma Libertadores a disputar.

Agora, temos apenas a primeira liga, este dispensável carioca, e as fases iniciais da Copa do Brasil. Ou seja, o que importa, de fato, é o campeonato brasileiro.

Acho que o Marcão pode perfeitamente suprir  esta lacuna até junho, enquanto esperamos pelo Abel, se esta for, de fato, a melhor opção.

Até porque, o Abel nem está na Arábia como em 2011. Já pode observar os jogos, jogadores, e até mesmo ficar em contato com o Marcão até o dia em que assumir definitivamente a equipe.

E sabemos que a sinergia Fluminense e Abel Braga costuma dar resultados.

Por isso, coragem Peter! Traga o Abel de volta para o Flu!

Abs,

Alan Petersen