Vamos, Fluminense, com garra e com raça!




Amigos Tricolores,

Amanhã tem jogo no Maraca! Apenas mais um jogo, o décimo quarto do Campeonato Brasileiro para o Tricolor.

Tudo o que vem cercando o jogo pode ser muito prejudicial ao Fluminense.

Depois do embate que durou meses pelo famoso lado direito das cabines de imprensa, da apresentação de RG10, agora 100% Fluminense, a propalada disputa entre o vice-líder e o vice-lanterna, possível estreia de Osvaldo, jogo próximo ao aniversário do clube etc, além das provocações da torcida adversária, incentivando seus torcedores a invadirem o lado tricolor, tudo transformou o jogo em uma partida especial, inclusive considerada pela polícia de alto risco, com reforço de efetivo trabalhando no evento.

O que me conforta é que, ao que parece, pelo menos para o time e o treinador o jogo é visto com a maior responsabilidade. E respeito! Sim, nem que seja por 90 e poucos minutos, o respeito tem que entrar em campo.

As modestas declarações do Fred e de Enderson Moreira às vezes parecem até um pouco exageradas, mas se são no sentido de não menosprezar e não dar um ânimo a mais para o adversário, enchendo-o de brios, então está ótimo. Que os jogadores pensem exatamente como seu capitão e treinador disseram.

Porque quanto mais este jogo perder o foco, descaracterizar-se para uma festa, um oba-oba, pior para o time que vem mostrando ao longo da competição estar muito mais organizado em campo, aguerrido, compacto, guerreiro. E se este foco não se perder, com a técnica de alguns de nossos jogadores a partida pode até se tornar favorável nas quatro linhas.

Do contrário, tudo pode se perder. Aí vai valer a história do clássico é clássico, futebol são onze contra onze, estatísticas do baboseirol etc.

Quantos jogos não perdemos para este rival porque o jogo da bola ficou para segundo plano, e as partidas acabaram decididas por desequilíbrio emocional, expulsões e critérios suspeitos da arbitragem? Ainda este ano, no único confronto, pela Rubensliga, o famoso Índio apitou, e contrariou até a musiquinha: “Índio quer apito, se não der pau vai comer…”

Pois bem: Rubinho deu-lhe o apito, mas ainda assim o jogo foi nervoso, o “pau comeu “ solto, de ambos os lados, mas o cartão vermelho sobrou só para o nosso lado (Rafinha), num lance que com certeza foi bem menos violento do que tantos outros aplicados pelos adversários, e o rival ganhou com um gol de pênalti e ainda tirou onda. E o jogo foi tirado do Maracanã, embora o mando de campo fosse nosso, pois na Rubensliga as coisas são muito suspeitas…

E tem sido assim em muitos clássicos entre estas equipes ultimamente. Arbitragens suspeitas, pancadaria e adversário, com um time certamente menos qualificado saindo com a vitória. Foi assim no clássico da volta ao Maraca, quando o Fred foi provocado e revidou, sobrando o cartão só para ele, ainda no primeiro tempo… Desarmando a equipe e facilitando a vitória adversária… E o árbitro amanhã será Luiz Flávio de Oliveira (SP), portanto não será da FFERJ.

Ah, o jogo também marca a 250ª partida de Fred pelo Fluminense. Uma marca bastante expressiva!

Vamos, Fluminense, com garra e com raça! A festa da torcida será e sempre deve ser linda, pois transmite mais força e apoio ao time.

Que seja apresentado o Ronaldinho, que tenhamos mosaicos etc, mas que a bola role com o time focadíssimo, buscando fundamentais três pontos que poderão valer ouro, e até mesmo uma liderança na competição.

E passar um aniversário de 113 anos da instituição na liderança do Brasileirão será tudo de bom.

Ah, sim, e se ganharmos, aquela tripudiada básica será fundamental. Aí poderá valer tudo. Após o jogo!

Ah, Eurico, cumpra sua palavra pelo menos uma vez na vida: não apareça no estádio mesmo não! Já basta o estrago que você vem fazendo com suas bravatas, insuflando inclusive um clima de violência. Sua ausência preenche uma lacuna! Às vezes é bom lembrar que, paixões à parte, será apenas um jogo de futebol! E ninguém deve morrer por isso!

Porque no futebol, pelo menos para os profissionais envolvidos, o grande segredo é este: respeito antes, garra e foco durante e festa depois!

Nosso momento é muito bom. O time vem numa crescente, com 5 vitórias e um empate nos últimos 6 jogos, apesar de perder importantes jogadores, vendidos (Kenedy e Wagner), contundido com gravidade (Vinicius), suspensos por cartões etc.

Mas ao mesmo tempo os que tiveram novas oportunidades deram conta do recado direitinho, como Marcos Junior e Gustavo Scarpa. E a perspectiva é boa, pois ainda temos para estrear o importante atacante Osvaldo, e breve teremos em campo o talento de Ronaldinho Gaúcho, sem falar que ainda poderá chegar o Marquinho… E em cerca de 40 dias teremos o “reforço” de Vinicius, que voltará da contusão para reforçar ainda mais o grupo num momento importante do campeonato.

Tudo isso para lutarmos por mais essa Taça. Vamos, Fluminense, com garra e com raça… Não paro de cantar… E cantarei no domingo, no Setor Sul Superior, com meus amigos, ali pela coluna 12.

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE

pó-de-arroz-globoesporte