
Regulamento do Carioca 2023 – Semifinal e Final
Semifinal
Os quatro primeiros colocados ao final das onze rodadas da Taça Guanabara formarão os Grupos A e B e jogarão as semifinais do campeonato através de cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta, dentro do próprio grupo.
GRUPO A |
GRUPO B |
1º x 4º |
2º x 3º |
Os times classificados, respectivamente em 1º e 2º lugar ao final das onze rodadas da Taça Guanabara, jogarão as suas partidas das semifinais do campeonato com a vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols, e terão o direito de exercer o mando de campo na primeira ou segunda partida.
IV – DA FINAL DO CAMPEONATO
Art. 10 – Os vencedores das semifinais (Grupos A e B) formarão o grupo C e jogarão a grande Final do Campeonato Carioca mediante confronto direto, em partidas de ida e volta.
GRUPO C |
Vencedor de A |
Vencedor de B |
§1º – A associação melhor classificada ao final das 11 (onze) rodadas da Taça Guanabara, dentre as duas finalistas, terá direito a escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final do campeonato.
§2º – Para as partidas finais (Grupo C) não haverá vantagem de pontos para nenhuma das associações.
§3º – Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida do grupo C, será considerada vencedora a associação que obtiver melhor saldo de gols nas 2 (duas) partidas. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, de acordo com as regras da FIFA.
Art. 11 – As partidas da final do campeonato (Grupo C) serão realizadas no Estádio do Maracanã, exceto nos seguintes casos:
a) impedimento legal;
b) força maior; ou
c) acordo entre os clubes finalistas e autorização da FERJ.
§1º – Em caso de acordo entre os finalistas e autorização da FERJ as partidas da final do campeonato poderão ser realizadas em qualquer outro município, estado ou país.
§2º – Havendo impossibilidade de utilização do Estádio do Maracanã e ausência de acordo para utilização de estádio fora do município do Rio de Janeiro, qualquer das partidas da final do campeonato acontecerá em estádio determinado pela FERJ.
§3º – Para as partidas finais do campeonato a carga de ingressos a ser disponibilizada será na proporção de 50% (cinquenta por cento) para cada clube finalista, salvo no caso de algum dos finalistas não ser um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, ocasião na qual a divisão entre as torcidas será na proporção de 90% (noventa por cento) para o clube grande e 10% (dez por cento) para o clube formador, ou acordo entre as partes.
Art. 12 – A vencedora do grupo C será declarada a grande Campeã Estadual da Série A de Profissionais de 2023.
VEJA AINDA
- Uma prova de fogo
- Flamengo x Fluminense: veja a nova parcial de ingressos vendidos para a decisão desta quarta-feira
- Fluminense anuncia renovação de contrato de patrocínio com a Avanutri
- Clube nordestino anuncia contratação de meio-campista do Fluminense
- Mercado da bola: Fluminense empresta meio-campista para o Náutico
- André, Danilo ou João Gomes? Mauro Cezar aponta o melhor volante brasileiro da nova geração
- Saiba quem é Jamie Hamilton, técnico escocês e fã de Fernando Diniz, do Fluminense
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com