Vídeo: “Herdeiros de Chico Guanabara”






De Escurinho a Didi, de Cartola a Washington e Assis e de Jovelina Pérola Negra a Waldo, o Fluminense orgulha-se de carregar em sua história inúmeras personalidades negras que empunham força, ancestralidade e identidade. Por isso, o Time de Todos acredita que as ações e homenagens não devem se restringir ao dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra. Esta data será, portanto, apenas o ponto de partida de uma web série produzida pela FluTV cujo foco é abordar a temática tendo como fio condutor a história de Chico Guanabara, um negro, favelado, capoeirista e tricolor.

Dividida em 12 capítulos, a “Herdeiros de Chico Guanabara” vai se aprofundar na história daquele que é historicamente reconhecido como o primeiro torcedor de futebol do Brasil. Sabe-se que o futebol, no início do Século XX, era um esporte frequentado pela elite do Rio de Janeiro, então capital federal. É nesse contexto sócio-histórico que Chico Guanabara constrói o seu “modo de torcer” de maneira singular.

A partir disso, a série vai navegar por temáticas e personagens cujas histórias se misturam com a do Fluminense. “Herdeiros de Chico Guanabara” discutirá o racismo estrutural e suas implicações nos corpos negros, a Belle Époque e o uso do pó de arroz, a profissionalização do futebol brasileiro, as subjetividades dos negros atletas e torcedores do Tricolor. Também será abordada a vilanização do Fluminense no contexto da “democracia racial”, a cultura popular e sua relação com Laranjeiras, as torcidas associativas e suas práticas de sociabilidade, os ídolos negros e, por fim, o Fluminense como time de todos e de todas.

O primeiro episódio da web série foi ao ar neste sábado (20/11), às 20h, na FluTV. Os próximos episódios serão lançados mensalmente, sempre no dia 20 de cada mês, até outubro do ano que vem. Confira abaixo:

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Clique aqui e realize a sua inscrição no nosso canal do YouTube!

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

PUBLICIDADE