Wendel, do Fluminense às Olimpíadas?




Após uma grande temporada no Fluminense, clube pelo qual foi revelado, Wendel, que está no Sporting Clube de Portugal e possui um futuro brilhante, foi convocado novamente para a Seleção Olímpica do Brasil. Mas como tem sido a carreira do ex-jogador do Fluminense na Europa?

Depois de 5 gols, 2 passes (e 1 gol frente ao Flamengo), em 33 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro de 2017, Wendel rapidamente integrou as listas de desejos de grandes times do mundo e esteve até muito perto de se transferir para o PSG de Neymar. Contudo, o jogador acabou mesmo assinando pelo clube da capital portuguesa no final daquele ano, visto que o clube parisiense enfrentava problemas de fair-play financeiro. Assim, o Sporting CP soube aproveitar a oportunidade.

Apesar de não ter hoje tanta projeção quanto o clube da capital francesa, a adaptação seria sempre mais fácil num país que fala a mesma língua, que conta, inclusive, com inúmeros jogadores brasileiros. Por outro lado, o Sporting tem uma formação mundialmente reconhecida, de donde costumam sair grandes craques do futebol mundial, tendo em Luís Figo e Cristiano Ronaldo suas maiores revelações, para além de Ricardo Quaresma, Luís Nani, ou ainda Moutinho, entre muitos outros.

Mas mesmo assim, seus primeiros tempos em Portugal – onde chegou no meio da temporada – não foram fáceis e em seis meses nunca foi escolha regular de… Jorge Jesus, seu primeiro treinador no clube de Lisboa! No final da temporada europeia, em Maio de 2018, o ataque “terrorista” perpetrado à Academia do clube pelos próprios torcedores foi o apogeu da tensão que se vivia em Alcochete, sob a presidência do polémico Bruno de Carvalho. Um acontecimento invulgar que incidiu na saída de Jorge Jesus e de muitos dos craques dos ‘Leões’ (como Gelson Martins, Rafael Leão, Rui Patrício ou William Carvalho), rescindido por ‘justa causa’.

Uma inesperada oportunidade que Wendel decidiu agarrar. A temporada de 2018/2019 começou com José Peseiro como treinador, porém, apenas resistiu cinco meses, sendo que, em novembro, Tiago Fernandes assumiu o comando do time interinamente até à chegada de Marcel Keizer. O holandês foi o eleito do novo Presidente do Sporting, Frederico Varandas, e foi com ele que Wendel finalmente se fixou entre as primeiras opções, acabando mesmo como titular do meio-campo verde e branco. Neste ano que se projetava caótico, os Leões até venceram dois troféus nacionais: as Copa de Portugal e da Liga, com o meia brasileiro em destaque ao lado do grande craque, Bruno Fernandes.

Contudo, o clima do clube não ficou apaziguado, voltando a ficar tenso neste início de temporada europeia, de 2019/2020. Depois de uma pré-época calamitosa sem vitória, o Sporting de Keizer foi humilhado pelo Benfica na Supercopa de Portugal, por 5 a 0! Retornou o ambiente deplorável no clube, entre adeptos contestando a direção de Varandas, e atletas desnorteados. O holandês saiu, chegou Leonel Pontes interinamente e no final de Setembro, Silas acabou assumindo um cargo difícil. Em dois jogos, ainda não titularizou Wendel, que entrou sempre no decorrer. Talvez demore algum tempo até Silas encontrar a fórmula certa, esperando que o ex-jogador do Fluminense seja um dos ingredientes imprescindíveis. Seria bom para o atleta formar a dupla de volantes com Allan, caso o volante do Fluminense também esteja entre os titulares para os jogos amistosos do sub-23, contra a Colômbia e Chile.

Para quem quiser acompanhar um pouco mais de perto a carreira de Wendel no Sporting, pode consultar semana após semana os prognósticos de futebol do site Sportytrader, para ver se as previsões estão melhorando. 

Existe uma desconfiança tremenda neste momento por parte das casas de apostas, sendo que o Sporting todos os anos é candidato ao título em Portugal. No entanto, raramente se viu uma cotação tão alta após nem 3 meses disputados de Liga Portuguesa, com Benfica e FC Porto como claríssimos favoritos (com odds entre 1.80 e 2.50) e o Sporting bem longe com valores à volta de 15.00, não muito longo do modesto… Famalicão!