2021 é o ano do Marcão




Marcão (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



O Fluminense completou no último domingo (26) a incrível marca de dezesseis jogos invictos no campeonato brasileiro sob o comando do técnico Marcão, somando os últimos nove jogos da temporada 2020 com outros sete da temporada 2021. Um grande feito!

É importante destacar também que Marcão sempre foi acionado em situações de pressão, seja por fuga de rebaixamento ou para conquistar uma vaga na libertadores, o que mostra sua capacidade para aproveitar o que tem em mãos e realizar um trabalho competitivo, mesmo em situações adversas.

Se nas duas últimas vezes o nosso treinador herdou trabalhos inacabados de seus antecessores, que tinham em suas propostas pontos positivos e negativos, em 2021 Marcão herdou a involução de tudo que havia sido feito até ali. Trabalho esse deixado pelo pouco saudoso Roger Machado. E é esse fato que dá título ao nosso texto.

Após sete jogos, o novo Fluminense possui 4 vitórias, 3 empates e um aproveitamento superior a 70%, mas ainda assim, muita desconfiança paira sobre o nosso treinador, e 2021 é o ano perfeito para Marcão demonstrar que podemos confiar no seu trabalho e na sua qualidade como técnico de futebol.

É fato que em pouco tempo já fez coisas positivas e pouco a pouco vem realizando mudanças que tem melhorado o desempenho da equipe, como o melhor aproveitamento de jovens e a barração de alguns medalhões pouco produtivos. Porém, ainda existem situações em que o nosso técnico precisará demonstrar que é “O cara”.

Embora seja possível notar uma melhor utilização de alguns moleques de Xerém, o Fluminense segue pecando pela falta de oportunidades para jogadores como Wallace, Matheus Martins e John Kennedy, que fazem excelente temporada no sub-20 e que possuem qualidades superiores a muitos jogadores do time principal. Aproveitar o bom momento do time para lançar esses garotos é primordial para que não entrem com o peso da responsabilidade para decidir jogos logo de início.

Outro fator importante é que o Fluminense vem se notabilizando por ser o “Time de um tempo só”. O time de Marcão é capaz de jogar bom futebol e nos deixar esperançosos por uma evolução, e já demonstrou isso em diversas ocasiões. O problema é que o time não consegue sustentar essa qualidade por tempo suficiente para dominar partidas e acaba sofrendo exageradamente para vencê-las. Além disso o Fluminense segue refém de um único sistema de jogo, e contra adversários mais fortes Marcão precisará mostrar repertório.

Por fim, como dito mais acima, Marcão vem aos poucos deixando de utilizar jogadores pouco produtivos, porém esse vem sendo um processo lento e que faz com o Fluminense deixe pontos preciosos pelo caminho. Por vezes o vemos refém de medalhões na hora de fazer as substituições que por muitas vezes acabam atrapalhando e piorando o time. Escalar jogadores que tenham a capacidade e qualidade para desempenhar a função que o seu sistema de jogo pede é essencial e Marcão precisa nos mostrar que é capaz de fazer isso de forma estratégica e coerente.

Em um futebol brasileiro tão competitivo e nivelado, um bom técnico faz muita diferença e 2021 deu a Marcão todos os desafios necessários para que nos mostre do que é capaz. Que ele tenha muito sucesso e nós muitas alegrias.

Um grande abraço e saudações tricolores!

Yuri Soeiro

Twitter: @SoeiroYuri



Vigésima terceira rodada do Brasileirão 2021

Sábado (02/10)

17h

Fortaleza x Atlético-GO – Arena Castelão

Cuiabá x América-MG – Arena Pantanal

19h

RB Bragantino x Corinthians – Nabi Abi Chedid

21h

Atlético-MG x Internacional – Mineirão

Domingo (03/10)

16h

Flamengo x Athletico-PR – Maracanã

Chapecoense x São Paulo – Arena Condá

18h15

Palmeiras x Juventude – Allianz Parque

20h30

Grêmio x Sport – Arena do Grêmio

Adiados

Santos x Fluminense – Vila Belmiro

Bahia x Ceará – Arena Fonte Nova