Levantamento ET: Eficiência defensiva do Fluminense ao fim do 1º turno do Brasileirão






O jornalista Carlos Vinícius, do Explosão Tricolor, fez um levantamento dos números do sistema defensivo do Fluminense no primeiro turno do Brasileirão. Assim como no levantamento da eficiência ofensiva, todas as médias e porcentagens são aproximações. Os números absolutos foram recolhidos do site SofaScore e estão disponíveis para consulta no fim da matéria. 

Para melhor compreensão do torcedor, Carlos Vinícius utilizou o termo “finalização” para qualquer chute, à gol ou não, e “chutes ao alvo” apenas para aqueles que foram em direção à meta.

Dono da sétima melhor defesa do campeonato, o Tricolor sofreu 21 gols em 19 partidas, o que corresponde a 1,1 gol/jogo. A equipe com a melhor defesa é o Fortaleza, que sofreu 12 gols em 17 partidas, ou 0,7 gol/jogo. O time comandado por Odair Hellmann terminou quatro partidas sem sofrer gols; já os cearenses passaram em branco em sete oportunidades.

Por jogo, o Tricolor concede 1,6 grandes chances de gol para o outro time. Antes de ter uma grande chance, os adversários precisam já ter chutado ao alvo 2,2 vezes em média.

As partidas em que mais grandes chances foram criadas pelos rivais foram contra Flamengo e Botafogo, que tiveram ambos quatro grandes chances. Athletico Paranaense, Bahia e Fortaleza não conseguiram criar nenhuma diante do Time de Guerreiros.

Em média, o Fluminense sofre 11,8 finalizações por jogo, mas apenas 3,4 delas são chutes ao alvo. Para sofrer um gol, os adversários precisam de 10,7 finalizações ou 3,1 chutes ao alvo, o que corresponde a um aproveitamento de 9,4% e 32,3% respectivamente por parte dos rivais.

Confira as estatísticas do Fluminense utilizadas para a matéria:

  • Gols sofridos: 21 gols (1,1 gol/jogo)
  • Partidas sem sofrer gols: 4
  • Finalizações: 224
  • Chutes ao alvo: 65
  • Grandes chances: 30 

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Confira a agenda tricolor nos próximos seis jogos da temporada:

20ª rodada

08/11 – Domingo – 20h30 – Fluminense x Grêmio – Maracanã

21ª rodada

14/11 – Sábado – 21h30  – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque

22ª rodada

22/11 – Domingo – 18h15  – Internacional x Fluminense – Beira-Rio

23ª rodada

30/11  – Segunda-feira – 20h – Fluminense x Red Bull Bragantino – Maracanã

24ª rodada

05/12 – Sábado – 19h  – Fluminense x Athletico-PR – Maracanã

25ª rodada

14/12 – Segunda-feira – 20h  – Vasco da Gama x Fluminense – São Januário

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com