A bola vai rolar para o início do Campeonato Carioca 2021 já nesta terça-feira (25). Além de Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo, outras oito equipes disputarão a competição: Bangu, Boavista, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Resende e Volta Redonda. Sendo assim, o portal Lance! realizou um levantamento de como estas equipes chegam para a disputa do Estadual. Confira abaixo:
BANGU
O Alvirrubro suburbano chega no Carioca regido pela base: o técnico Marcelo Marelli – que também veio do sub-20 – tem a sua disposição mais de 10 atletas formados nas categorias de base do clube.
Além disso, a equipe de Moça Bonita conta novamente com o volante Marcelo Mattos para a disputa da competição. O jogador de 37 anos, já foi campeão brasileiro pelo Corinthians, em 2005, e também atuou por Botafogo e Vasco ao longo da carreira. Em semana de preparação para a 1ª rodada do campeonato, o Bangu venceu o time sub-23 do Fluminense por 1 a 0, em jogo-treino no CT Carlos Castilho.
No último Carioca, o Bangu terminou na 8ª colocação geral com 13 pontos. A campanha, contou com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 11 jogos.
BOAVISTA
O Verdão de Saquarema montou um elenco experiente para essa temporada. Finalista da Taça Guanabara de 2020, a equipe da Região dos Lagos anunciou oficialmente em janeiro o técnico Leandrão. Recém-formado no curso da CBF, o novo treinador jogou pelo Vasco, Internacional e o próprio Boavista antes de encerrar a carreira.
Assim, o ex-atacante vai contar com o retorno de Erick Flores, que disputou a última Série C pelo Volta Redonda. O camisa 10 e capitão da equipe, foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009, e agora, vai contar com o auxilio de mais um medalhão: o volante Jucilei.
Anunciado a pouco mais de um mês, no Brasil, Jucilei fez carreira no Corinthians – eleito melhor volante do Brasileirão de 2010 – e no São Paulo, clube que defendeu entre 2017 e 2019. Dessa maneira, o volante vai fazer dupla com Fernando Bob, ex-Fluminense e Internacional.
Com 20 pontos conquistados em 11 jogos, o Boavista ficou na 4ª colocação geral do último Carioca. O Verdão de Bacaxá venceu seis partidas, empatou duas e teve três derrotas na edição de 2020.
NOVA IGUAÇU
O Nova vem embalado pela “conquista” da Seletiva para a fase principal do Campeonato Carioca. Isso porque, a Laranja da Baixada ficou em primeiro lugar da fase pré-Taça Guanabara e conseguiu o acesso para a competição.
No grupo preliminar, a equipe do técnico Carlos Vitor conseguiu voltar à elite após três anos. E a campanha foi digna de campeão: sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota em 10 jogos.
O time é mais um que vai apostar nas “pratas” da casa. A base da equipe titular é inteira de origem do sub-20. Além dos garotos, o goleiro Luis Henrique, de 41 anos, e o lateral Rafinha, de 37, são as vozes mais experientes do Nova. Para melhorar o setor ofensivo, o clube oficializou a volta do atacante Raphael Carioca, artilheiro do time na Série B1 de 2020, com oito gols.
VOLTA REDONDA
O Voltaço chega pro Carioca após fazer uma participação fraca na Série C. Pela competição nacional, a equipe do técnico Luizinho Vieira sequer conseguiu a classificação para a segunda fase, terminando o torneio em sexto lugar do Grupo B.
Entretanto, sem jogar oficialmente desde dezembro, o Aurinegro teve mais de 50 dias de preparação para sintonizar o físico, o técnico e a tática para a primeira partida contra o Madureira.
Assim, a equipe chega para o Carioca com um time jovem, porém, conta com o retorno do atacante João Carlos, de 34 anos, emprestado ao Mirassol para a disputa da Série D de 2020.
No ano passado, o Volta Redonda teve a melhor campanha entre os times pequenos do Carioca: na classificação geral, terminou em 3º lugar com 22 pontos. Ao todo, foram sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas, ficando a frente do Botafogo na tabela.
Clique aqui e realize a sua inscrição no nosso canal do YouTube!
MADUREIRA
Sem disputar nenhuma competição nacional, o Tricolor Suburbano volta todas as suas atenções para o Campeonato Carioca. Assim, o técnico Toninho Andrade conta com um elenco praticamente renovado. Em processo de reformulação, o Madureira oficializou 10 contratações para a disputa do Estadual.
Quem está de volta, é o atacante Elias. Com passagem renomada em 2011, quando foi artilheiro do MEC na temporada e conquistou a Copa Rio, o experiente centroavante conta com clubes como Botafogo e Figueirense em seu currículo.
No Carioca de 2020, o Madureira ficou em 6º lugar com 16 pontos na classificação geral. Foram cinco vitórias, um empate e cinco derrotas em 11 partidas.
MACAÉ
O Leão é outro clube que vive momento de restruturação no elenco. A começar pelo treinador: Eduardo Allax, ex Bangu, foi anunciado no fim de janeiro e trouxe para o time o lateral Fábio e o zagueiro Rodrigo, ambos atletas que atuaram com o treinador no Alvirrubro.
Além disso, o atacante Robinho – com passagem pelo Vasco – e o volante Amaral, campeão da Copa do Brasil com o Flamengo em 2013, são mais dois reforços importantes para o Carioca. Para finalizar o pacotão, o clube também anunciou a contratação de Ricardo Román, meia boliviano de 24 anos que estava no Lille (FRA).
Sem o Moacyrzão, que está em reforma, o Macaé vai tentar um desempenho melhor do que o feito na última edição. Em 2020, o clube foi o penúltimo colocado na classificação geral com nove pontos. Ao todo, foram duas vitórias, dois empates e sete derrotas em 11 jogos.
RESENDE
O Gigante do Vale é a equipe com mais caras novas para o Campeonato Carioca: no total, foram 15 contratações. Assim, o técnico Sandro Sargentim vai comandar um time mais experiente, em que a diretoria apostou em nomes com maior rodagem pelo futebol.
Entre os destaque do Resende estão o zagueiro Dão, de 36 anos, – já defendeu Sport, Chapecoense e Vitória – e o atacante Nunes, artilheiro do Gama na última temporada com 20 gols em 28 partidas.
Na última edição do Carioca, o Resende somou nove pontos e ficou na 10ª colocação. Ao todo, foram duas vitórias, três empates e seis derrotas em 11 partidas.
PORTUGUESA-RJ
A Lusa também apostou nas novidades para o Carioca de 2021. As cinco contratações foram de atletas novos, porém, com bastante rodagem no futebol brasileiro. Assim, o técnico Felipe Surian vai contar com nomes como o dos atacantes Robert, ex-Fluminense e Barcelona (ESP), Hugo Cabral – com passagem por Ponte Preta e Náutico – e Jhulliam, artilheiro da equipe na primeira fase da competição em 2020.
No ano passado, a Lusa ficou na 9ª colocação geral com 11 pontos. A campanha contou com três vitórias, dois empates e seis derrotas em 11 duelos.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Agenda do Fluminense:
4ª rodada
20 ou 21 de março – Bangu x Fluminense – Local indefinido
5ª rodada
24 ou 25 de março – Boavista x Fluminense – Local indefinido
6ª rodada
27 ou 28 de março – Fluminense x Volta Redonda – Maracanã
7ª rodada
31 de março ou 01 de abril – Fluminense x Vasco da Gama – Maracanã
8ª rodada
03 ou 04 de abril – Macaé x Fluminense – Local indefinido – Local indefinido
9ª rodada
10 ou 11 de abril – Fluminense x Nova Iguaçu – Maracanã
10ª rodada
17 ou 18 de abril – Fluminense x Botafogo – Maracanã
11ª rodada
24 ou 25 de abril – Fluminense x Madureira – Maracanã
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
1ª rodada da Taça Guanabara
Terça-feira (02/03)
21h35
Flamengo x Nova Iguaçu – Maracanã
Quarta-feira (03/03)
15h
Macaé x Bangu – Eduardo Guinle
17h
Volta Redonda x Madureira – Raulino de Oliveira
18h
Botafogo x Boavista – Nilton Santos
21h
Vasco x Portuguesa – São Januário
Quinta-feira (04/03)
18h
Resende x Fluminense – Maracanã
Clique aqui e realize a sua inscrição no nosso canal do YouTube!
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
