Fluminense pode repetir feito que não é atingido desde 2010




Treino no CT Carlos José Castilho (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.)



Invicto em 2023 depois de dois jogos, o Fluminense terá a chance de repetir, no próximo domingo, um feito que não acontece há 13 anos: completar os três primeiros jogos de uma temporada sem sofrer ao menos um gol. Após as vitórias sobre Resende e Nova Iguaçu, por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, o time de Fernando Diniz encara Madureira, no próximo domingo.

A última vez que o Fluminense ficou os três primeiros jogos da temporada sem ser vazado foi em 2010, ano que foi tricampeão brasileiro. Na ocasião, a equipe, então comandada por Cuca, bateu Americano (3 a 0), Bangu (3 a 0) e Volta Redonda (1 a 0), todos pelo Campeonato Carioca também.

O fato mais curioso é que Fernando Diniz escolheu por duas formações diferentes até aqui em 2023, com dois sistemas defensivos completamente diferentes. Na estreia, diante do Resende, a linha de zaga foi composta por Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calagari. Diante dos iguaçuano, os escolhidos foram Pedro Rangel, Guga, David Braz, Vitor Mendes e Jorge.

(CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE)



Independente da escolha por titulares ou reservas, o que se viu no Fluminense neste ano foi um time bem aplicado taticamente, repetindo o que aconteceu em 2022. Após a vitória de terça-feira, o técnico Fernando Diniz e o volante Felipe Melo falaram sobre este tema e declararam que a entrega era fundamental.

Neste período de 13 anos, por duas vezes o Fluminense conseguiu ficar os dois primeiros jogos sem levar gols: em 2012 e em 2020. Na primeira ocasião, o Tricolor bateu Friburguense (3 a 0) e Volta Redonda (3 a 0), mas depois perdeu para o Boavista (2 a 1). Na segunda, vitórias sobre Cabofriense (1 a 0) e Portuguesa (2 a 0), mas, no terceiro jogo, o triunfo sobre o Bangu foi com a defesa vazada (5 a 1).

Ao longo de sua carreira, Fernando Diniz sofreu críticas por ser um treinador que tem um estilo ofensivo, mas que sempre sofreu muitos gols. A versão 2023, entretanto, mostra um time que, por enquanto, tem conseguido equilibrar as coisas.



Por Explosão Tricolor / Fonte: Terra

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com