Dúvida para a Recopa: comentaristas analisam opções do Fluminense para substituir Keno
16 de fevereiro de 2024Explosao Tricolor
Keno (FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C)
Keno é dúvida para o jogo de ida da Recopa Sul-Americana
A ausência de Keno no time do Fluminense no empate em 0 a 0 com o Vasco na última quarta-feira impactou no estilo de jogo tricolor e acendeu um alerta na cabeça do torcedor tricolor. Afinal, será que ele vai estar em campo na partida de ida contra a LDU, em Quito? A tendência é que ele viaje para o Equador, mas ainda não está definido se vai ter condições de jogo e, se tiver, quantos minutos poderá atuar.
No clássico no Maracanã, Fernando Diniz optou por Renato Augusto e não deu muito certo. Por terem características diferentes, o Flu sentiu falta de um jogador que fosse para cima do adversário e ajudasse na hora do drible. Caso Keno não atue contra os equatorianos, Diniz iria optar novamente por Renato Augusto ou escolheria outra opção? Foi com essa pergunta em mente que o portal ge recorreu aos comentaristas do Grupo Globo para analisar as opções do técnico e responder quem poderia ser o substituto ideal do autor das duas assistências que colocaram o Flu na Recopa.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!
Para PC Vasconcellos, sem Keno, o Flu deixa de ter a principal alternativa ao toque de bola tradicional: agilidade e rapidez. Bom no drible, o atacante tem características que podem se assemelhar a Douglas Costa entre os que estão no banco de reservas. Apesar de atuar mais no lado direito, o atacante seria a opção do comentarista.
– Com a ausência do Keno, o time do Fluminense perde muito em velocidade e profundidade. É um time que fica muito refém apenas do seu toque de bola. Talvez a melhor opção, embora tenha entrado e atuado pelo lado direito, seja o Douglas Costa. Porque ele entrou bem contra o Vasco. Yony González é muito irregular e Lelê é instável. Então, talvez a melhor opção para que o Fluminense tenha profundidade e o drible no mano a mano seja o Douglas Costa.
Na opinião de Rafaelle Seraphim, não existe um jogador no elenco que entregue o mesmo que Keno no lado esquerdo. Isaac se assemelha, mas é jovem, Douglas Costa ainda precisa de ritmo de jogo e Renato Augusto oferece outro estilo de jogo. Segundo ela, vai ser difícil para Fernando Diniz encontrar a melhor forma caso o atacante não esteja em campo.
– Sem o Keno, o Fluminense perde um atacante de bom drible, velocidade e bastante agudo. Isaac é um jogador que se aproxima dessas características. Douglas Costa acrescenta também nos embates individuais e na qualidade de passe, mas o melhor posicionamento para a entrada do atacante seria deslocar Arias para a esquerda e deixar Douglas na direita. Renato Augusto pode ser o substituto se a intenção for ajudar no controle do jogo. O time ganha em qualidade e distribuição mas perde em profundidade e velocidade para explorar o corredor.
Rodrigo Coutinho enxerga que a principal característica que o time do Fluminense perde é a capacidade de agredir a linha da defesa adversária. Por ter a possibilidade de entrar em velocidade, fazer movimentos de profundidade e confundir a defesa adversária, é um jogador que mesmo se não receber a bola pode ajudar com a abertura de espaços para os companheiros ou até aglomerando com Arias, como no primeiro gol da final da Libertadores. Na análise, Coutinho considera que existe o substituto ideal, o substituto possível e o que Diniz deve optar.
– O substituto ideal para ele, pensando não só em características, mas em qualidade, seria o Douglas Costa, mesmo ele não tendo a velocidade de outros tempos e a intensidade que já teve, mas é o cara que mais se aproxima dele no nível técnico, que é superior, e em característica. Só que em se tratando de jogo na altitude e ele (Douglas Costa) sem ritmo de jogo, talvez a melhor opção seja o Yony González.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!
– É um cara que teve mais minutos na temporada passada, está mais habituado ao jeito que o time joga e pode fazer o trabalho defensivo com mais facilidade que o Douglas Costa. Claro que, tecnicamente, existe um abismo entre os dois. Mas, pensando em característica, acho que o Yony seria a melhor alternativa. O meu palpite é que o Renato Augusto vai jogar, porque da forma que o Diniz enxerga o futebol, ele vai tentar fazer com que o time fique com a bola na altitude e corra menos atrás da LDU. E o melhor jogador para fazer isso é o Renato.
LDU e Fluminense se enfrentam às 21h30 (de Brasília) de quinta-feira, em Quito, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. A partida de volta será na outra quinta, dia 29, no mesmo horário, mas no Maracanã. Antes do jogo de ida, o Flu pega o Madureira neste sábado, às 16h, no Maracanã, pela nona rodada da Taça Guanabara.
Desde 2014, o Explosão Tricolor realiza cobertura jornalística diária sobre tudo que rola no Fluminense. Notícias, informações e opiniões são publicadas diariamente sobre futebol, torcida, gestão, finanças, marketing e outros temas para que a torcida tricolor fique bem abastecida de informações!