CBF propõe mudanças significativas no calendário do futebol brasileiro para 2025




Foto: Divulgação / CBF

CBF propõe mudanças significativas no calendário do futebol brasileiro para 2025

Em reunião realizada na última terça-feira, a CBF apresentou aos clubes uma proposta de calendário para o futebol brasileiro em 2025. Há três pontos principais: a antecipação do Brasileirão para março, início dos Estaduais na 1ª semana de janeiro e paralisação para o Super Mundial de Clubes da FIFA. A informação é do repórter Rodrigo Mattos, do site UOL Esporte.

Houve aprovação pela maioria dos membros da CNC (Comissão Nacional de Clubes), além de Flamengo e Palmeiras como convidados. Os clubes da CNC da Série A são Fluminense, Internacional, São Paulo, Fortaleza e Atlético-GO, além de outros quatro das Séries B, C e D. Falta passar o plano pelo crivo de federações estaduais.

Esse novo modelo, embora não envolva a redução dos Estaduais, tem o mérito de iniciar mais cedo a temporada de fato relevante do país: as Séries A e B.

O Super Mundial travava o desenho do calendário de 2025 pela CBF por ocupar nove datas. A sua realização ocorre de 15 de junho a 13 de julho e envolverá quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo ou Atlético-MG.

A solução da CBF foi antecipar todo o início da temporada. A previsão é de que os Estaduais comecem na semana dos dias 7 e 8 de janeiro. Em 2024, eles começaram no dia 21. Foi o meio de manter as 16 datas dos Estaduais, necessárias principalmente para o Carioca, Paulista e Gauchão. A Federação Paulista assinou contratos de TV com essas datas.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

Para isso, os jogadores terão férias no final do ano em 2024, mas, a partir do ano seguinte, podem ser divididas.

Assim, os Estaduais têm previsão de acabar em março, antes da Data FIFA. Depois disso, o Campeonato Brasileiro começa em março, três semanas antes da atual temporada. Em 2024, foi iniciado no meio de abril. Para 2025, será do meio para o final de março.

Então, no meio do ano, haverá a paralisação do Brasileiro por um mês para o Super Mundial nos EUA, em junho e julho. A decisão da CBF foi tomada porque os quatro clubes na competição seriam prejudicados e a isonomia da competição afetada. Agora, times fora da competição poderão excursionar pela Europa e dar parte das férias aos jogadores.

Com esse encaixe, a CBF vai preservar as Datas FIFA de jogos dos clubes. Ou seja, não haverá desfalques de times durante a Série A. Há a possibilidade de jogos grudados nas Datas FIFA.

Ao final do ano, o Brasileirão terá de se estender por dezembro para cumprir todas as datas perdidas com o Super Mundial. Então, vai se sobrepor à Copa Intercontinental. Isso foi avisado aos clubes, que concordaram porque não havia outra solução.

Esse plano indica o que pode ser o calendário futuro do futebol nacional com o Brasileiro sempre iniciando em março. Até porque há competições no meio do ano (Copa do Mundo feminina, masculina e Copa América) em todas as temporadas até 2030.

Agenda do Fluminense:

  • 08/11 (sexta-feira), às 19h – Internacional x Fluminense – Beira-Rio, Porto Alegre/RS
  • 22/11 (sexta-feira), às 21h30 – Fluminense x Fortaleza – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 26/11 (terça-feira), às 19h – Fluminense x Criciúma – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 01/12 (domingo), às 18h30 – Athletico x Fluminense – Ligga Arena, Curitiba/PR
  • 04/12 (a confirmar) – Fluminense x Cuiabá – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
  • 08/12 (a confirmar) – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque, São Paulo/SP

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com