Vamos falar a verdade?




Renato Augusto

Vamos falar a verdade? (por Vinicius Toledo)

Fala, galera tricolor! Já falei nesta terça-feira (6 de maio) sobre o suposto interesse do Fluminense na contratação do goleiro Marcelo Lomba, do Palmeiras. Agora, o papo será sobre outro veterano: Renato Augusto. O cara sempre foi um profissional correto. No campo, um grande jogador.

Pois é, mas não dá mais. A contratação realizada pelo Fluminense, no início de 2024, foi bastante questionada. Na época, achei válida, porém, fui contra o tempo de duração de contrato. Dois anos de vínculo com um salário que não deve ser baixo? O Renato Augusto já vinha apresentando frequentes problemas físicos e clínicos.

Na época, quando questionei a duração de contrato, uma meia dúzia de jornalistas “reproduziram” a desculpa esfarrapada de que essa é uma condição mínima exigida por qualquer jogador. Ora bolas, é sério mesmo? O jogador em final de carreira e com histórico recente de lesões realmente tem condição de exigir algo? O pior é que o povo embarca e, consequentemente, reproduz isso como se fosse verdade absoluta em grandes páginas no Instagram, canais no YouTube, etc…

Nas últimas quarenta e oito horas, Renato Augusto virou uma das principais notícias do Fluminense: “Renato Augusto pode ser titular do Fluminense em La Paz”. O bom de ser um dos mais “velhos” nesse meio recheado de jovens é que a gente sempre puxa algo da cartola.

Em 2007, Renato Augusto passou mal durante um jogo do Flamengo contra o Real Potosí, em Potosí, na Bolívia, devido à altitude elevada (cerca de 4 mil metros). O jogador teve dificuldades respiratórias, precisando de atendimento médico. Dezoito anos depois, o mesmo Renato Augusto pode reaparecer na altitude de La Paz para o duelo entre Fluminense e GV San Jose. Alguém em sã consciência acredita mesmo que isso possa dar certo diante do histórico dos últimos anos do jogador?

Forte abraço e ST