
Fluminense Football Club
Fluminense: SAF, Nino, Caio Henrique, Luiz Henrique, transparência, rescisões…
(por Vinicius Toledo)
Fala, galera tricolor! Tudo tranquilo? A matéria sobre os vencimentos dos contratos dos jogadores do Fluminense bombou, bombou tanto que até o Netflu copiou, colou e publicou sem dar o decido crédito ao Explosão Tricolor.
Não se trata de vaidade ou implicância, isso é uma questão ética e profissional. O Explosão Tricolor sempre quando pega uma informação de algum jornalista ou veículo de comunicação, publica, cita as fontes e ainda coloca o link da matéria original e até o link do perfil do jornalista. A concorrência sempre existirá, fato. Mas o jogo tem que ser disputado de forma justa e limpa ou será que entramos de vez na era do vale tudo?
Voltando ao tema principal, que é sobre os vencimentos dos contratos dos jogadores do Fluminense Football Club, fiz questão de realizar esse levantamento e, posteriormente, divulgá-lo aqui no espaço. Ao longo do dia, em especial, na nossa página no Facebook, vi alguns comentários de que o Fluminense precisa mandar boa parte do elenco embora. Porém, não é tão simples assim…

Logo de cara, dos 35 jogadores listados, apenas o Manoel e o Nonato terão seus respectivos contratos encerrados no final deste ano. Existe uma leva de oito jogadores que terão seus vínculos encerrados no final de 2026. Ainda tem o Thiago Silva, que tem contrato até o final de junho do ano que vem.
Para quem não sabe, o clube pode até rescindir com jogador, porém, terá que arcar com o restante do contrato todo. Quando consegue um acordo, geralmente paga uns 50/60% do valor restante. Existe a opção de emprestar o jogador, porém, arcando com 50% ou mais do salário. Willian Bigode é um bom exemplo.
Em seu último ano de mandato, o presidente Mário Bittencourt investiu pesado em contratações. Ele também renovou contratos, inclusive, de jogadores questionáveis, como, por exemplo, o Guga, que ficará mais quatro anos no Fluminense.
Não precisa ser gênio para saber que o atual elenco permanecerá em peso na próxima temporada. Também não precisa ser gênio para saber que os valores para salários dos jogadores apresentados na proposta da SAF já comprometeriam boa parte da verba, caso o modelo seja aprovado através da Assembleia Geral.

Seria muito legal, que o presidente Mário Bittencourt apresentasse publicamente um balanço sobre todas as compras de jogadores realizadas neste ano, em especial, as condições de pagamento, parcelas, etc… Resumindo: quanto ficará de dívida para a próxima gestão?
Transparência é importante, o sócio e a torcida merecem essa satisfação da atual gestão. Digo isso, pois o próprio mandatário tricolor sempre falou que no futebol nenhuma contratação de jogador é paga a vista, ou seja, sempre é parcelado em “n” vezes.
Para encerrar, vejo muitos tricolores falando que o Fluminense tem que contratar para a próxima temporada o Nino, Caio Henrique e Luiz Henrique. Quando vejo esse tipo de pedido, inclusive, alguns falam que é obrigação, olho pro alto, respiro fundo, dou um leve sorriso de nervoso, largo o celular, fecho o notebook, levanto e solto um “Parei, por hoje é só”.
Forte abraço e ST
Compartilhe o artigo em suas redes sociais!
Siga o Explosão Tricolor no WhatsApp, Facebook, Instagram e Rede X
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com