Opinião: Além do “parâmetro estadual”, o que a estreia do Fluminense realmente nos revelou?




Estria do Fluminense no Carioca 2026 com vitória
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Elenco do Fluminense 2026: Vinícius Toledo analisa o desempenho dos reforços, a situação de John Kennedy e faz um alerta sobre a possível saída de Wallace Davi.

Por Vinicius Toledo

Todo início de temporada surge aquele velho papo: “Estadual não é parâmetro para medir o time”. No fundo, não deixa de ser uma verdade. No entanto, no caso da estreia do Fluminense em 2026, algumas situações específicas precisam ser consideradas. Mais do que o resultado, o que vale é o histórico e o potencial de quem esteve em campo.

Fiz uma análise rápida do que vi na vitória sobre o Madureira e o que podemos esperar de cada peça para o decorrer do ano:

Sistema Defensivo: Potencial e Riscos

No gol, Vitor Eudes reafirmou que é um reserva confiável. Nas laterais, temos duas ótimas notícias: Júlio Fidelis mostrou a mesma personalidade que teve com Renato Gaúcho e, para mim, deveria ser o reserva imediato do Samuel Xavier. Já Guilherme Arana dispensa comentários; a mudança de ares fará bem a ele, que tem tudo para ser um dos grandes nomes de 2026.

Na zaga, o desentrosamento pesou no gol sofrido, mas Jemmes (destaque do Mirassol em 2025) me agrada e acredito que dará certo. Já Igor Rabello é o ponto de interrogação: tecnicamente bom, mas o histórico de lesões preocupa. É jogador para compor elenco.

O “Caso” Wallace Davi e o meio-campo

Minha surpresa com Wallace Davi foi zero. O scout do Botafogo não “cresceu o olho” nele à toa. É um jogador alto, forte e veloz. Fica a reflexão: vale mesmo a pena envolvê-lo na negociação pelo Savarino? Já sobre Otávio, apesar de cumprir a função, não o vejo com espaço nem no banco de reservas imediato. Seria um bom nome para negociar. Lezcano mostrou que tem o fundamento da finalização muito bem dominado — algo que faltou ao Flu no ano passado. Ele pisa muito bem na área. O ponto negativo é que parece ficar “desligado” em alguns momentos. Mas o paraguaio tem futebol!

⚠️ PLANTÃO DO MERCADO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]

Lezcano marcou o primeiro gol do Fluminense em 2026
Lezcano – FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Ataque: Reforços e a eterna dúvida sobre JK

Santi Moreno, sobre quem escrevi meu primeiro artigo do ano, reafirmou seu potencial. Rápido na tomada de decisão, tem tudo para brigar por titularidade. Por outro lado, Riquelme decepcionou pela falta de objetividade e hoje larga atrás na disputa.

Por fim, o nome do jogo: John Kennedy. A atitude de antecipar a apresentação deu resultado: fisicamente melhor, foi participativo, deu assistência e fez o gol da vitória. Futebol ele tem de sobra, a pergunta que fica para 2026 é a de sempre: “Será que ele terá equilíbrio e disciplina para sustentar isso a temporada inteira?”.

Menção honrosa

Não posso esquecer de Agner. Em um minuto, achou o passe para o gol da vitória. É um talento que Xerém lapidou, o Palmeiras tentou levar, mas voltou para casa. Pode ser uma excelente opção de criação para o nosso meio de campo.

A vitória por 2 a 1 foi apenas o começo, mas as peças do quebra-cabeça já começam a aparecer.

Forte abraço e Saudações Tricolores!

VEJA AINDA:

+ Prioridade absoluta: Fluminense intensifica busca por atacante; veja os nomes da vez

Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebookInstagram e Rede X 

Avatar photo
Sobre Explosao Tricolor 56592 Artigos
Desde 2014, o Explosão Tricolor realiza cobertura jornalística diária sobre tudo que rola no Fluminense. Notícias, informações e opiniões são publicadas diariamente sobre futebol, torcida, gestão, finanças, marketing e outros temas para que a torcida tricolor fique bem abastecida de informações!