Movimentação nos bastidores por mudança na Conmebol Libertadores

Enquanto a edição atual pode ter quatro brasileiros nas semifinais, clubes mexicanos tentam reabrir as portas da competição sul-americana de olho em 2027.

Movimentação nos bastidores por mudança na Libertadores

Liga MX pressiona nos bastidores pelo retorno à Copa Libertadores como convidada, mas enfrenta forte resistência da Concacaf e da Fifa; mudança mexeria com a logística dos clubes brasileiros.

Por Vinicius Toledo

Na atual edição da Copa Libertadores, podemos ter um cenário inédito com quatro semifinalistas brasileiros — caso Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Fluminense superem seus adversários nas quartas de final, reforçando a supremacia do Brasil na maior competição da América do Sul. No entanto, o caminho rumo ao topo pode ganhar novos e longos capítulos no futuro.

Isso porque os clubes mexicanos voltaram a pressionar nos bastidores pela possibilidade de disputar novamente a Copa Libertadores, competição que contou com equipes da Liga MX entre 1998 e 2016. A liga já apresentou pedidos formais para retornar ao torneio na condição de convidada, mas esbarra na resistência da Concacaf e da Fifa.

Segundo Francisco Iturbide, presidente da Liga MX, a entidade fez solicitações para que os clubes mexicanos pudessem voltar a participar de competições organizadas pela Conmebol. Caso esse retorno se concretize, o trajeto para os brasileiros ficaria mais longo, principalmente pelo impacto logístico que uma viagem ao México gera no desgaste e na quilometragem dos elencos.

“Fizemos solicitações para participar como convidados, sobretudo nos torneios de clubes. Houve a negativa. É uma realidade que não nos permitiu voltar às competições sul-americanas”, afirmou o dirigente.

Alvo de interesse do Fluminense, Everton Cebolinha será liberado sem custos pelo Flamengo

Fluminense terá mudanças para enfrentar o Athletico-PR; veja possível escalação

+ Bastidores sobre as datas das quartas de final da Conmebol Libertadores

Prioridades no Fluminense para a sequência da Libertadores

Marcão: “O Pacificador”

Movimentação nos bastidores por mudança na Libertadores
Conmebol Libertadores

Concacaf e Fifa são os principais obstáculos

O principal ponto de resistência apontado pelos mexicanos está relacionado a uma diretriz da Fifa que estabelece que competições continentais de clubes não devem reunir equipes pertencentes a confederações diferentes.

Além disso, a Concacaf tem forte interesse em fortalecer suas próprias competições e preservar o valor esportivo e comercial de seus torneios regionais. Por esse motivo, a entidade não vê com bons olhos uma participação regular de clubes mexicanos em torneios sul-americanos.

A resistência não é novidade. Em dezembro de 2023, Victor Montagliani, presidente da Concacaf, revelou que o pedido feito pelo México havia sido rejeitado. Na ocasião, o dirigente ressaltou que a confederação possui sua própria estrutura continental e que a presença frequente de equipes mexicanas na América do Sul poderia enfraquecer o mercado local.

No entanto, o cenário comercial mudou recentemente. A TelevisaUnivision adquiriu os direitos de transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana para o mercado hispânico dos Estados Unidos entre 2027 e 2030. Simultaneamente, a Liga MX estuda centralizar a comercialização de seus direitos de transmissão a partir de 2028, o que pode elevar o apelo econômico de uma reaproximação com a Conmebol.

Do lado sul-americano, a porta está aberta. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, já afirmou publicamente que equipes do México e dos Estados Unidos seriam muito bem-vindas, ponderando que o entrave jurídico precisa ser resolvido dentro da própria Concacaf.

A história entre mexicanos e a Libertadores começou em 1998 e durou quase duas décadas, até que um choque de calendários, em 2016, inviabilizou a continuidade devido a uma agenda muito concentrada e longa. Agora, a Liga MX tenta reabrir essa porta, mas precisará convencer os gigantes de cartola a flexibilizarem as regras.

⚠️ PLANTÃO: Últimas notícias do Fluminense [Clique aqui para ver o resumo de todas as movimentações de hoje]

Compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Siga o Explosão Tricolor no WhatsAppFacebook, Instagram Rede X 

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

Avatar photo
Sobre Vinicius Toledo 1983 Artigos
Criador do Explosão Tricolor, Vinicius Toledo atua na cobertura jornalística do Fluminense desde 2014, com mais de 1.700 matérias e colunas publicadas sobre futebol, gestão e política do clube. Administrador de empresas com especialização em Finanças e Marketing, dedica-se à análise técnica e independente sobre os rumos da instituição. Saudações Tricolores!