Polêmico regulamento do Estadual poderá reacender racha da FERJ com Flu e Fla




Na última terça-feira, na cerimônia de posse do presidente eleito do Fluminense, Pedro Abad, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, que estava presente no Salão Nobre das Laranjeiras, foi bastante elogiado por Peter Siemsen. Pois é, três dias depois, a intriga envolvendo a FERJ, Flamengo e Fluminense a respeito da participação dos clubes na Primeira Liga deve voltar com força total em 2017.

Segundo o Regulamento Geral de Competições (RGC) para o biênio 2017-2018, publicado na quinta-feira pela federação, prevê multas milionárias para quem participar de “competição não oficial, partida amistosa (…) ou equivalente, sem a devida autorização da Ferj”. A Primeira Liga, que não tem o status de competição oficial, já que não aparece no calendário de competições da CBF, se encaixa neste item do regulamento. Em 2016, Flamengo e Fluminense tentaram driblar o veto da FERJ à participação de ambos no torneio sob a justificativa de que disputariam não um campeonato, mas sim “partidas amistosas” – argumento que também fica vetado pelo novo regulamento da Ferj.

Fluminense e Flamengo já confirmaram suas participações na Primeira Liga em 2017. Caso não recebam autorização da FERJ e insistam em jogar o torneio, o regulamento prevê a perda do valor integral da cota de televisão prevista para o Campeonato Carioca, que gira em torno de alguns milhões de reais.

Ao contrário do Fluminense, que assinou contrato de cotas de TV em julho para o Campeonato Carioca de 2017, o Flamengo optou por não ceder os direitos de transmissão de suas partidas até o presente momento. O regulamento divulgado pela FERJ se resguarda para garantir punição financeira até em casos como o do clube rubro-negro.

“Caso qualquer associação da série A não faça jus ou não tenha direito à quota de Televisão, a multa a que se refere a alínea “a” do inciso I deste artigo fica estabelecida em cinco milhões de reais no caso de clube grande (Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense) e em hum milhão e quinhentos mil reais, para os demais clubes”, diz o parágrafo 8º referente ao artigo 7º do RGC.

Em nota enviada ao canal “ESPN”, a FERJ alegou que “não há ameaça a nenhum clube e nem artigo do Regulamento Geral de Competições (RGC) direcionado especificamente a este ou aquele”.

Fluminense e Flamengo estreiam no Campeonato Carioca no último fim de semana de janeiro, no dia 28 ou 29 – as datas ainda serão definidas. Já pela Primeira Liga, o Fluminense estreia dia 25 de janeiro, contra o Criciúma. Já o Flamengo estreia dia 8 de fevereiro, contra o Grêmio – mesma data em que o Fluminense encara o Internacional, já pela segunda rodada. Neste ano, o calendário da Primeira Liga prevê que a decisão só acontecerá em outubro – em 2016, a final entre Fluminense e Atlético-PR, vencida pelo Tricolor por 1 a 0, ocorreu em abril.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com