Grupo político de oposição divulga valores e condições de alguns patrocínios do Fluminense




A Associação Nacional Tricolor de Coração, grupo político de oposição, publicou um texto sobre os valores que o Fluminense anda recebendo dos patrocínios pontuais. Confira a íntegra do texto:

Considerando-se o princípio ético, uma das definições de transparência é o desejo de informar tudo aquilo que possa afetar significativamente os interesses das partes interessadas, que, cada vez mais bem informadas, terão melhores condições de analisar a situação da “empresa”. E vale ressaltar que a transparência só é completa quando envolve a franqueza. Qual o interesse em esconder a verdade? A verdade é “ruim” diretoria do Fluminense?

Trazendo a questão para o caso do Fluminense Football Club, o que temos?  Todos devem concordar que as partes interessadas são a própria instituição, seus sócios e os torcedores. Sendo assim, como os sócios e torcedores podem analisar a situação da instituição se não há informação? A melhor maneira de se evitar críticas é sendo transparente, porém, como vimos anteriormente, transparência envolve franqueza. E o uso desse substantivo feminino não é o forte da atual gestão.

Transparência = Sucesso?

O jornalista Emerson Gonçalves já perguntou o porquê de os clubes mais transparentes costumarem ter mais sucesso dentro de campo? E a resposta é: – A relação é simples e pode ser explicada de forma bem direta. Quanto mais transparente é a instituição, mais confiança é gerada no mercado sobre ela, e com isso mais predispostos ficam os agentes de mercado para fazerem negócios com ela. Desde investidores e patrocinadores até os próprios jogadores, que veem nas instituições mais confiáveis uma maior chance de ver cumpridos os compromissos acertados entre as partes. Quanto maior for a credibilidade da instituição, melhor será seu poder de atração e negociação junto aos melhores investidores e patrocinadores, afetando positivamente sua capacidade financeira.

E com uma melhor capacidade financeira, melhor será sua condição de contratar os melhores jogadores e montar uma equipe competitiva de verdade e condizente com as nossa tradições. E o resultado final certamente vai aparecer dentro de campo.

Perguntas sem respostas

Sendo assim, cabe a nós perguntar:

  • De todos esses patrocínios/parceiros que estampam o nosso uniforme atualmente, qual a receita gerada por cada um deles? Deixando claro que existe uma diferença enorme entre parceria e patrocínio. Nós obtivemos as seguintes informações:



  • Frescatto: 2,5 milhões de reais/ano + alimentação para xerém
  • Thinkseg: 50 mil reais/mês
  • Tim: 1 milhão de reais/ano e apoio ao time de vôlei feminino
  • 99 Táxi: desconto para sócios usarem táxis
  • Lafe: permuta em exames laboratoriais
  • Universal Resorts:???
  • Zoom: ???
  • Mackenzie: ???
  • Euro Colchões: Permuta de colchões para Xerém

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Por Explosão Tricolor /Fonte: Tricolor de Coração 

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