A decisão ficará para o sócio do Fluminense




Sócio futebol


A decisão ficará para o sócio do Fluminense (por Vinicius Toledo)

Véspera de jogo decisivo no Campeonato Carioca, mas o noticiário do Fluminense segue movimentado, em especial, em relação a um assunto extremamente importante: Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

Neste sábado, o portal Globo Esporte publicou uma matéria sobre os próximos passados para a implementação da SAF no Fluminense. O texto começa afirmando que o Fluminense está mais próximo de criar uma SAF para gerir o futebol, mas ao mesmo tempo, afirma que é “mais um passo em um processo que ainda deve ter um caminho longo”. Está próximo ou ainda vai demorar muito?

Ainda na matéria, uma informação de bastidores: a SAF é vista com cautela pelos conselheiros, pois alguns são terminantemente contra vender o controle do clube para um investidor, outros aguardam para saber valores e condições do projeto antes de formar uma opinião. Baseado no histórico dos atuais Conselhos Deliberativo e Fiscal, fica difícil não imaginar o seguinte: o tema passará tranquilo, no máximo,  haverá uma meia dúzia de questionamentos só para constar. Essa é a realidade. Quem conhece bem os bastidores do clube, sabe muito bem disso.

Sendo assim, todos os passos mencionados pelo Globo Esporte fazem parte apenas de uma burocracia interna, pois o que importa mesmo é o último ato: a votação dos sócios através de uma Assembleia Geral. Portanto, o sócio terá que analisar com muita atenção os prós e contras da proposta, pois é a vida do Fluminense que estará em jogo.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

Há anos que falo sobre a necessidade de investidor no Fluminense. Isso foi pergunta minha em coletiva do presidente Mário Bittencourt concedida no final de 2019 (vídeo no final do texto). Na época, me chamavam de maluco numa clara tentativa de desqualificar o meu trabalho. Após pouco mais de cinco anos, quem me chamou de maluco naquela época, hoje implora pela implementação da SAF no Fluminense. Sigo com a mesma opinião lá de trás, mas sempre alertando para a extrema importância de  transparência total, análise detalhada e responsabilidade. A questão da responsabilidade envolve, em especial, a mídia tricolor de uma forma geral. Só repassar informação sobre um tema extremamente delicado e, principalmente, emitir opinião sem realizar uma profunda análise será um ato contra o Fluminense Football Club.

Confesso que já estou conversando com alguns tricolores muito bem capacitados em questões jurídicas, financeiras e contábeis. O debate será necessário…

Forte abraço e ST