A hora é agora






A hora é agora

A discussão sobre o futuro do Fluminense no restante da temporada segue interminável. Há quem ache que a realidade seja apenas a manutenção na Série A. No entanto, há uma parte da torcida que acredita que o time não correrá risco no Campeonato Brasileiro e ainda lutará pela Copa Sul-Americana.

Sem fugir da dividida, deixarei minha opinião sobre o tema. Primeiramente, não há como não se preocupar com a situação no Brasileirão. O aproveitamento é ridículo. Na verdade, é inaceitável. Só que o time começará a ganhar um desenho mais atraente a partir de agora. Contra o Peñarol, por exemplo, os retornos do Allan, Paulo Henrique Ganso e Yony González deram outra cara ao Fluminense.

Outro fator que deve ser destacado é o Pedro. Nos três jogos pós-Copa América, ele marcou dois gols, se movimentou bastante e fez um bom trabalho de pivô. Não duvido de surgir uma proposta do exterior até o final de agosto, mas se o Fluminense realmente almeja o título sul-americano, a permanência do camisa 9 será fundamental.

A questão da proposta de jogo também gera bastante discussão entre os torcedores. Sendo bem sincero, gosto da ideia do Fernando Diniz, no entanto, quando jogadores como o Allan e Paulo Henrique Ganso não estão em campo, a coisa desanda. No caso do Allan, os substitutos são sofríveis. Já no caso do Ganso, Nenê tem futebol de sobra para substituí-lo. 

Sobre a defesa, a situação é dramática. No momento, apenas Digão, Nino e Frazan estão à disposição para a zaga. Para o jogo deste sábado, contra o São Paulo, Diniz terá que improvisar o volante Yuri Lima, que não tem passado confiança alguma. Já na lateral-esquerda, a única opção é a improvisação do Caio Henrique.

Considerando algumas carências, o Fluminense precisa contratar um zagueiro e um lateral-esquerdo. No caso do lateral, ele poderia entrar na equipe até numa eventual ausência do Allan, já que o Caio Henrique é volante. Do meio pra frente, há muitas opções de boa qualidade.

Com os pés no chão, acho que o Fluminense completinho tem tudo para melhorar sua situação no Campeonato Brasileiro e lutar pela Copa Sul-Americana de igual para igual com a concorrência. É óbvio que um pouco do “fator sorte” também será bem-vindo!   

Hoje a parada será contra o São Paulo, no Maracanã. É vencer ou vencer. Não há outra alternativa. Uma vitória será fundamental para sair do Z4 e, principalmente, embalar de vez para os confrontos contra Peñarol e o Internacional. A hora é agora. Fé!

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo