Alvo de críticas, Conmebol convoca reunião para discutir combate ao racismo




Alvo de críticas, Conmebol convoca reunião para discutir combate ao racismo

No próximo dia 27 de março (quinta-feira), a Conmebol realizará uma reunião para debater medidas contra o racismo, a discriminação e violência no futebol sul-americano.

De acordo com a entidade, embaixadores dos governos dos países que fazem parte da confederação e representantes das associações nacionais de futebol foram convidados para participar do encontro.

“Será um momento propício para a troca de opiniões e experiências sobre um tema que está no centro das preocupações da Conmebol. Através do diálogo e da cooperação com governos da região, a Confederação procura promover medidas concretas que contribuam para a construção de um ambiente mais inclusivo, seguro e respeitoso, dentro e fora dos campos”, diz o comunicado da entidade.

A inclusão dos governos no debate já havia sido mencionada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante o sorteio dos grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Na ocasião, depois de fazer um discurso contra o racismo no palco, deu uma entrevista em zona mista, na qual disse que os torneios sul-americanos sem times brasileiros seriam como “Tarzan sem a Chita”.

A fala causou indignação nos clubes brasileiros, que têm feito pressão para que a Conmebol seja mais dura nas punições contra atos racistas. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, chegou a sugerir que os times do Brasil deixassem a Conmebol para se filiar à Concacaf.

A gota d’água foi o caso de racismo sofrido por Luighi, do Palmeiras, durante duelo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20. O jovem palmeirense chorou ao denunciar ter sido chamado de macaco e questionou a entidade máxima do futebol sul-americano.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:

“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com o apoio de todos vocês!”

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com




Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário