São Paulo já cogita pedir a anulação do jogo contra o Fluminense
A divulgação das imagens e do áudio da revisão do primeiro gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo, causou revolta entre dirigentes do clube paulista, que agora não descartam pedir a anulação do jogo pelo que consideram ter ocorrido um erro de direito do árbitro Paulo Cesar Zanovelli.
O lance gerou reclamação imediata em campo, com os jogadores do São Paulo pedindo a anulação por entenderem que, por ter sido vantagem no primeiro lance, Thiago Silva cometeu falta ao colocar a mão na bola. Zanovelli vê a jogada no monitor e decide manter o gol.
Nas imagens divulgadas nesta sexta-feira, o árbitro admite que inicialmente daria vantagem, mas depois decidiu confirmar a falta. Vale ressaltar que o juiz sempre deixou claro que houve falta de Jonathan Calleri em Thiago Santos.
– Para mim, disputa de espaço entre Calleri e Thiago (Santos). Calleri segura o Thiago, eu dou vantagem da falta do Calleri. Era falta para o Fluminense – disse o árbitro.
– Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Deixa rolar, eu falo agora. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto) – completou Zanovelli.
O São Paulo já tinha protestado por causa do lance. Primeiro, com ofício enviado à CBF, depois numa reunião entre o presidente do clube, Júlio Casares, e o da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Até então, o clube entendia que não deveria pedir a anulação do jogo. A divulgação das imagens faz os dirigentes reconsideraram, mesmo conscientes de que um pleito do tipo dificilmente seria atendido.
O artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) prevê a possibilidade de anular um jogo em que o árbitro deixa de cumprir as regras do futebol.
O entendimento porém é de que o próprio código, no contexto mais amplo, dificulta decisões do tipo para preservar a integridade do torneio, mas dirigentes do São Paulo avaliam que, ainda assim, pode ser importante acionar o STJD para marcar uma posição. Uma decisão tende a ser tomada nos próximos dias.
Através de suas redes sociais, o São Paulo se manifestou sobre o assunto:
“O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente a forma como foi conduzida a arbitragem na partida contra o Fluminense, no último domingo, no Maracanã, e os seus desdobramentos.
O áudio do VAR demorou cinco dias para ser liberado, sendo que a publicação ocorreu somente depois de dois ofícios protocolados pelo Clube.
Diante do conteúdo absurdo do áudio, o São Paulo Futebol Clube estuda junto ao seu corpo jurídico quais medidas serão tomadas daqui em diante.”
VEJA AINDA:
- Jhon Arias e seu estafe terão nova reunião com a diretoria do Fluminense após Data FIFA; saiba como está a relação entre as partes
- Site revela o valor do novo salário oferecido pelo Fluminense a Jhon Arias
- Empresário de Jhon Arias se manifesta sobre recusa à proposta de renovação do Fluminense: “O presidente descumpriu…”
- Neto vê Thiago Silva acima de zagueiros da Seleção Brasileira: “Ele joga mais que os dois”
- Jornalista revela bastidores da recusa de Jhon Arias à oferta do Fluminense
- Liga Forte União fecha acordo com Amazon Prime Video por direitos de transmissão do Brasileirão; veja os valores
- Sequências de jogos dos dez times que estão na luta contra o rebaixamento no Brasileirão
- Coluna: Uma preocupação do Fluminense para a Libertadores (por Vinicius Toledo)
- Datas, horários e locais dos próximos jogos do Fluminense
- Dirigente do Botafogo (SP) faz revelação importante sobre aquisição de Alexandre Jesus
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!
“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

