Após oito meses afastado, Manoel volta a treinar no CT do Fluminense




Manoel (Foto: Fluminense F.C.)



Zagueiro estava fastado desde junho de 2023

Suspenso por oito meses pela Conmebol por ter testado positivo para a substância ostarina, o zagueiro Manoel se reapresentou ao Fluminense nesta quarta-feira para voltar aos treinos no clube. O jogador, que só poderá atuar a partir de fevereiro de 2024, está liberado para realizar atividades no CT Carlos Castilho.

Manoel foi suspenso preventivamente por doping em junho deste ano depois de testar positivo para a substância “ostarina” após um exame realizado após a goleada por 5 a 1 em cima do River Plate, no Maracanã, pela fase de grupos da Libertadores no dia 2 de maio. Ele nem havia entrado em campo na partida, mas foi sorteado pela entidade.

Desde então, o zagueiro vinha mantendo a forma física com um personal trainer em atividades na praia e em casa. Como foi suspenso preventivamente pela Conmebol e afastado imediatamente das atividades profissionais, conta-se a punição de oito meses do zagueiro a partir da punição inicial, ou seja, 19 de junho de 2023.

A ostarina é uma substância que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. A substância tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.

Desde o início o jogador alegava ser inocente e dizia não ter consumido a substância de maneira intencional. A defesa do atleta foi feita pelo advogado Marcelo Franklin, uma das principais referências do antidoping no Brasil, que já defendeu atletas como Deco, Cesar Cielo, Pedro Barros, Lucas Verthein e Etiene Medeiros.

Após o zagueiro conseguir comprovar que o doping foi acidental, ele foi punido em oito meses a partir do dia 19 de junho de 2023, data que começou a suspensão provisória. Mesmo sem ainda poder atuar, ele ao menos estará liberado para treinar com os companheiros no clube.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com