As contratações pontuais do Fluminense




Camisa (Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC)



(por Yuri Soeiro)

Nesta quarta-feira (09), o Fluminense enfrenta o Goiás no Maracanã em jogo válido pela penúltima rodada do brasileirão 2022. Tendo se classificado antecipadamente para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América, mesmo com um elenco para lá de questionável, fica a impressão de que estamos no caminho certo e de que o próximo passo é fazer apenas contratações pontuais para enfim buscarmos os títulos que há muito não conquistamos. 

As tais contratações pontuais geraram e vão continuar gerando muitos debates sobre como o clube deveria fazer futebol em 2023. 

Três, quatro, oito contratações?

Cada torcedor enxerga as necessidades do seu clube à sua forma e esse texto busca equalizar essa situação, tentando trazer para uma visão mais pragmática e realista o cenário tricolor, considerando o atual mandatário e o seu modo de fazer futebol.

Para começar, vamos fazer um breve diagnóstico do Fluminense 2022.

Podemos dizer que atualmente o Fluminense possui uma “espinha dorsal” formada por Nino, André, Ganso, Árias e Cano. Podemos dizer ainda que Fabio, Manoel e Samuel Xavier são nomes confiáveis e que entregam em geral um bom desempenho. Sendo assim, é razoável afirmar o Fluminense precisa de três contratações para serem titulares de imediato. Um lateral esquerdo, um segundo volante e o atacante de velocidade e habilidade. Soma-se a isso o fato de que nossos principais jogadores hoje não possuem jogadores com características parecidas no banco de reservas, e a Copa do Brasil desse ano nos mostrou o quão problemático é você não ter um elenco que mantenha minimamente a qualidade do seu time principal.

Dado que já falamos até aqui de três contratações, e supondo que o Fluminense vá realizar no máximo quatro contratações, já comentadas pelo próprio presidente Mario Bittencourt, como o Fluminense pode trabalhar para que esse número restrito de contratações sejam o suficiente para elevar o nível do nosso elenco?

Contratações de qualidade

Para 2023 o Fluminense precisará mudar a sua política recente de contratações, privilegiando jogadores em bom momento técnico e físico e que tenham apresentado bom futebol nas últimas temporadas e que sejam reconhecidamente jogadores acima da média do nível do futebol sul-americano. Contratações como as de Felipe Melo e Willian Bigode não podem se repetir. 

Manutenção dos principais jogadores

Falamos acima, da espinha dorsal que temos no Fluminense e ela será de extrema importância para as nossas aspirações. Esse grupo de jogadores são acima da média do futebol sul-americano e eles tornam o Fluminense o time competitivo que é. Segurar atletas também faz parte do pacote de justificar poucas contratações e certamente a torcida estará de olho.

Aproveitamento da base

Se por um lado Diniz foi extremamente conservador e superprotetor com a base em 2022, o mesmo não poderá ocorrer para a próxima temporada. Quatro contratações não serão o suficiente para cobrir todas as carências do elenco e para minimizar esse problema, será necessário coragem para arriscar e subir alguns destaques da base, mesmo que tenham pouca idade. Clubes endividados como o Fluminense precisam tomar uma dose de risco se quiserem surpreender, e incluir os garotos no processo de entrosamento do modelo de jogo desde o início será essencial. Deixa os garotos brincar, Diniz.

Como dito, esse texto busca tratar de forma realista o cenário de contratações do clube e de que forma podemos nos precaver de mais uma vez cometer grandes erros no panejamento de futebol. A torcida quer um título grande e a diretoria que assumir precisa dar uma resposta.

Toca e passa:

 – Amanhã tem despedida do Fluminense 2022 para a torcida do RJ. Vamos lotar o Maraca!

 – Renovar com Árias e André é obrigação e ambos precisam ter os maiores salários do elenco.

 – Para mim o Flu precisa de ao menos 6 contratações de bom nível visando 2023.

 – Alexsander me deixou muito animado. Que seja um grande jogador!

 – IIhh, LIBERTADORES qualquer dia tamo aeee!!!

Me sigam no twitter: @YuriSoeiro1