Cartola 2018: dicas e informações sobre o fantasy game




Pela primeira vez, o Explosão Tricolor mergulhará no fantasy game mais disputado do país! Na tela principal do portal, criamos o ícone do Cartola onde os nossos leitores terão acesso a todas as publicações relacionados ao jogo com dicas, explicações sobre regras e análises. 

Antes de iniciarmos nossa análise, gostaríamos de alertar aos cartoleiros tricolores que o mercado do Cartola 2018 fechará às 14h (de Brasília) deste sábado

DICAS

A galera não pode cair no pecado mortal de escalar jogadores caros nesta primeira rodada. É tiro no pé dos grandes! O foco inicial tem que ser nos jogadores que custam entre 5 a 10 cartoletas. E se achar outros com preços inferiores a 5 cartoletas, não pense duas vezes: manda ver sem esquecer de acender a vela em cima da geladeira para que tudo dê certo!

Nas primeiras rodadas, o objetivo principal do cartoleiro é o de ganhar o maior número possível de cartoletas, sem deixar de conseguir bons jogadores.

GOLEIROS

Escolher um arqueiro está longe de ser uma tarefa fácil no Cartola. Sempre bate aquele medo de negativar, mas há duas linhas de raciocínio principais que podem ajudar.

  • A primeira sugestão é mais conservadora – o que não quer dizer que não há riscos: investir em um goleiro de um time favorito na rodada que vá jogar em casa. Nesta estratégia, o foco está na conquista do saldo de gol. Se ele não for vazado, já são mais cinco pontinhos na conta! A tendência é que ele não seja muito exigido e, por isso, não conquiste muitos pontos por defesas difíceis. E é justamente aí que mora o perigo: se ele, de fato, for pouco pressionado e não conseguir defender a única chance clara de gol… Lascou!
  • A segunda dica é praticamente o contrário da anterior: focar em goleiros que possivelmente vão ser bastante exigidos – seja pela fragilidade da defesa de sua equipe, seja pelo suposto favoritismo do adversário em questão… Ou por ambos. A estretégia, neste caso, é focar nas defesas difíceis. Lembrando que cada DD vale 3.00 pontos. Você pode até perder o SG, mas pontuar bem mesmo assim. O risco fica no goleiro sofrer muitos gols e, mesmo que faça muitas defesas difíceis, não pontue bem.

LATERAIS

Não são todos os cartoleiros que optam por um esquema com laterais no game, mas eles podem ajudar… E muito! Os ofensivos podem dar aquela moral com uma assistência, os defensivos com as roubadas de bola. E, de quebra, ambos – sejam ofensivos ou defensivos – podem conquistar os 5.00 pontos do saldo de gol.

Thiago Carleto, pelo Coritiba em 2017, se destacou bastante pela sequência de assistências que distriubuiu na reta final do Brasileiro – pelos gols também. Mas outros, como Marcos Rocha, no Atlético-MG à época, e Ramon, do Vasco, tinham ótima média, principalmente pelo alto número de RBs. Em vários jogos, suas equipes sofriam gols, eles não davam assistência ou marcavam, mas mesmo assim iam bem. Vale lembrar, apenas, que a roubada de bola teve sua pontuação alterada: caiu de 1.70 para 1.50.

Pensando no SG, galera, vale ficar de olho naqueles laterais que vão jogar em casa e contra times que, na teoria, são mais fracos. A tendência é que seja mais complicado para o adversário fazer um gol, né?!

ZAGUEIROS

Hora de pensar nos xerifões do time, cartoleiros! Bem, as principais dicas são: 

  • Assim como na estratégia dos laterais, pensar em mandantes e favoritos da rodada;
  • Ao longo do campeonato, dar uma olhada naqueles que se destacam pelas RBs;
  • Evitar os muito faltosos: cada faltinha cometida, é -0.50;
  • E, para fechar com chave de ouro, procurar um zagueiro artilheiro. Imagina? SG, RB e um golzinho na conta? É só festa!



MEIAS

É normal que a maioria aposte nos meias mais ofensivos, que jogam mais perto do gol. Afinal, cartoleiro gosta do quê? Principalmente de gol e assistência. E pensar assim está longe de estar errado. Pelo contrário… Costuma ser uma ótima. Thiago Neves, do Cruzeiro, está aí para nos mostrar isso. Mas existem outras coisinhas para analisar na hora de escolher a meiuca.

Uma delas é o fator finalização: aquele cara “chuta-chuta” pode ser uma ótima. Ainda mais este ano, que as finalizações para fora e defendida aumentaram de pontuação: FF foi de 0.70 para 0.80; e FD de 1.00 para 1.20. Outro quesito que pode ajudar bastante é o número de faltas sofridas (0.50): atletas caçados em campo, de pouquinho em pouquinho, podem fazer a diferença para o seu time, parça!

Mas e os volantes (também considerados como meias no Cartola)? Será que valem a pena? Depende! Muitas vezes, valem muito! Querem um exemplo prático? Renê Jr., que atuou pelo Bahia na última temporada, e hoje defende o Corinthians. Ele foi simplesmente o maior ladrão de bolas do campeonato – e, principalmente por isso, figurou entre os meias com melhor média no Cartola. Ao todo, ele roubou 94 bolas. Coisa pouca, né?!

Para fechar o assunto meia, vale citar um ex-companheiro de Renê Jr.: Zé Rafael, ainda no Bahia. Esse daí finalizava, sofria falta, roubava muita bola (com 93, foi o terceiro que mais roubou no Brasileiro), era garçom (deu cinco assistências), mas fez apenas três gols. Mesmo assim, foi parceiro para muita gente!

ATACANTES

Ao ataque ! Hora de decidir quem vai formar a comissão de frente do seu esquadrão, cartoleiro! Algumas das nossas dicas são:

  • Assim como na maioria das posições, mandantes e favoritos são sempre bem-vindos;
  • Fase boa! Ao longo do campeonato, é importante prestar atenção em quem está com a mira afiada e a sorte em dia. Afinal, fase boa de atacante “chama” gol;
  • Olho na defesa adversária! Quanto mais instável, melhor;
  • Optar por aqueles que não precisam, necessariamente, fazer gols para ir bem. Pontuam bastante com finalizações, faltas sofridas e/ou assistências;
  • Se gol é a pontuação mais alta do Cartola e, teoricamente, atacantes são quem mais têm chances de marcar, investir em esquemas com três lá na frente pode ser uma boa, hein?!

TÉCNICO

Antes de qualquer coisa, vale reforçar que a pontuação dos treinadores não funciona da mesma forma que a dos jogadores. Para os técnicos, o que vale é a soma dos pontos dos atletas da equipe que eles comandam, dividida por 11 – mesmo que, na rodada, haja uma, duas ou três substituições e/ou que alguém receba um cartão no banco. No final, a divisão de TODOS esses pontos será sempre por 11.

Bem, pensando nisso, vale apostar em técnicos de equipes favoritas na rodada. Mas além disso, ficar atento em quais times têm a defesa sólida e menos chances de sofrer gols. Isso porque, quando o time não é vazado, automaticamente alguns de seus jogadores recebem os 5.00 pontos do SG. E como a maioria das equipes joga com dois zagueiros e dois laterais, já são 25 pontos a mais (incluido o goleiro) na conta. Se houver mais atletas de defesa na partida (ou se entrarem ao decorrer dela), melhor ainda!

CAPITÃO

A grande novidade do Cartola 2018 pode salvar muita gente… Ou arrasar, né?! Deixando tudo ainda mais emocionante. Afinal, a pontuação do capitão vale em dobro. Ou seja, se o jogador que você escolheu para dar a braçadeira fizer 8.00 pontos, você fica com 16.00. Se ele fizer -3.00, perde -6.00. 

Então, FOCO nesse cara, cartoleiro! É óbvio que a sorte vai precisar te acompanhar nessa. Mas aposte sempre naquele jogador que você está mais depositando confiança. Lembrando, é claro, do que mais vale ponto no jogo: gol, assistência, SG, DD… E avalie rodada a rodada. Um atacante mito contra uma defesa frágil? Um goleiro monstro contra um ataque ineficiente? Um zagueiro mandante contra um time que pouco faz gol? Todas essas parecem boas opções!

Para fechar, não esqueça que capitão dobra apenas a pontuação e nada a tem a ver com valorização, ok?! A variação de preço é sempre em cima da pontuação normal.



VEJA AINDA:

Paulo Autuori se reúne com diretor do Atlético-MG para negociar contratação de atacante, revela portal

Busca pela titularidade, dificuldade no Brasileirão, jogo contra o Corinthians e muito mais: Confira a entrevista coletiva de Pablo Dyego

Tempo de contrato e salário: Repórter revela mais detalhes do acordo entre Fluminense e Kléber Gladiador

Por Explosão Tricolor / Fonte: Sportv

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com 

PUBLICIDADE