
Entidade afirmou que não houve irregularidade na transferência do zagueiro para o Sport
Nesta terça-feira (12), o Sport Club do Recife recebeu um posicionamento favorável da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o caso da suposta irregularidade do zagueiro Pedro Henrique. Através de comunicado, a entidade afirmou que não há irregularidade na utilização do defensor.
O posicionamento aconteceu através de ofício, assinado pelo diretor de competições da CBF, Manoel Flores, e enviado ao presidente da Federação Pernambucana, Evandro de Carvalho. A veracidade do documento foi confirmada por ambas as entidades e pelo vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes.
Na declaração, a CBF explica os motivos para o posicionamento e ressalta a prevalência do Regulamento Específico sobre o Regulamento Geral.
– Entendemos que, no caso específico objeto da presente consulta, em razão da prevalência do REC, pelas razões acima descritas, deve ser considerada a atuação do atleta Pedro Henrique Alves Santana pelo Internacional em cinco partidas no Campeonato Brasileiro da Série A 2021, de modo que não há irregularidade em sua transferência ao Sport Club do Recife – diz o ofício.
O “caso Pedro Henrique” existe porque o zagueiro disputou cinco partidas pelo Internacional e recebeu cartão amarelo em outras duas, quando estava no banco de reservas. Assim, neste caso, ele teria atingido o número máximo de partidas e não poderia ter se transferido para o Sport – de acordo o Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições (RGC).
A CBF, no entanto, afirma que neste caso o Regulamento Específico sobrepõe o RGC e indica que o ato de ser apenado pelo árbitro na condição de substituto não é considerado para a contagem.
O posicionamento da CBF não encerra a história, porque não há uma decisão de caráter jurídico.
– Aproveitamos o ensejo para enfatizar que, caso ocorra divergência entre a opinião da CBF e o entendimento da Justiça Desportiva, as decisões desta terão sempre prevalência, porquanto a opinião dada pela CBF não tem caráter vinculante.
O caso está sob análise da Procuradoria do STJD, após receber uma denúncia conjunta assinada por nove clubes da Série A do Brasileiro. Apesar disso, a chegada do posicionamento da CBF é vista com bons olhos, segundo o vice-presidente jurídico do clube pernambucano, Rodrigo Guedes.
– A gente sempre teve a convicção de que não havia nada de errado. Agora temos a ratificação da CBF – disse Rodrigo Guedes.
Confira abaixo a íntegra do documento emitido pela CBF:

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Vigésima sexta rodada do Brasileirão 2021
Terça-Feira (12/10)
19h
RB Bragantino x Atlético-GO – Nabi Abi Chedid
21h30
Bahia x Palmeiras – Arena Fonte Nova
Quarta-Feira (13/10)
19h
Flamengo x Juventude – Maracanã
Atlético-MG x Santos – Mineirão
Chapecoense x Athletico-PR – Arena Condá
20h30
Fortaleza x Grêmio – Arena Castelão
21h
Corinthians x Fluminense – Neo Química Arena
21h30
Internacional x América-MG – Beira-Rio
Quinta-Feira (14/10)
19h
São Paulo x Ceará – Morumbi
Cuiabá x Sport – Arena Pantanal
TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
Obs.: Ative a rotação automática do seu celular para vê-la completa
Por Explosão Tricolor / Fonte: Globo Esporte
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
Seja o primeiro a comentar