
Dirigentes de clubes das Séries A e B estão em Brasília desde ontem (30) para uma série de encontros com o objetivo de reforçar apoio à lei do mandante. O grupo já esteve com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também se reuniu com deputados federais durante a manhã de hoje (1) e conseguiu um encontro com o presidente Jair Bolsonaro. A informação foi dada pelo portal UOL Esporte através dos jornalistas Igor Siqueira e Leo Burlá.
A origem da mobilização atual é um projeto de lei do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que tem como objetivo alterar a Lei Pelé para permitir que os clubes escolham livremente onde exercer o mando de campo. Há um veto da CBF a esse tipo de iniciativa na reta final do Brasileirão.
Os clubes que compõem o Movimento Futebol Mais Livre enxergam uma oportunidade de inserir também na pauta a questão dos direitos de transmissão. Em 2020, o presidente Bolsonaro editou uma Medida Provisória que permitia ao mandante negociar o próprio direito de arena, independentemente de contratos que o time visitante tivesse firmado. A junção desse projeto já ganhou no nome de MP do Futebol Livre.
Roberto Trinas, executivo de marketing do Palmeiras, e Gustavo Oliveira, vice-presidente de marketing e comunicação do Flamengo, estão na comitiva dos clubes.
No café da manhã organizado em um hotel, a escalação de deputados federais teve Luiz Lima (PSL-RJ), Celina Leão (PP-DF), Felipe Carreras (PSB-PE), Jhonathan de Jesus (PRB-RR), Aliel Machado (PSB-PR), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) e Julio Delgado (PSB-MG).
No almoço, Rafael Tenório, presidente do CSA, entregou a Bolsonaro uma camisa do clube alagoano. Ele também tinha levado uma peça para Arthur Lira, na véspera, que é seu conterrâneo.
Na tarde de hoje, ainda estão previstos encontros com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com o ministro da Cidadania, João Roma, e com o secretário nacional de futebol, Ronaldo Lima.
Os clubes da Série B iniciam no ano que vem a negociação dos contratos de direitos de transmissão que entrarão em vigor em 2023. Os contratos da Série A vão até 2024. Apesar do recente movimento da liga para futuramente organizar o Brasileirão, os dirigentes asseguram o cumprimento dos acordos até lá.
Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!
Agenda tricolor no Brasileirão
8ª rodada
30/06 – Quarta-feira – 16h – Fluminense x Athletico-PR – Raulino de Oliveira
9ª rodada
04/07 – Domingo – 16h – Flamengo x Fluminense – Neo Química Arena
10ª rodada
07/07 – Quarta-feira – 21h30 – Fluminense x Ceará – São Januário
11ª rodada
10/07 – Sábado – 19h – Sport x Fluminense – Ilha do Retiro
12ª rodada
17/07 – Sábado – 21h – Fluminense x Grêmio – Maracanã
13ª rodada
24/07 – Sábado – 19h – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque
14ª rodada
31/07 – Sábado – 17h – Fluminense x Juventude – Maracanã
15ª rodada
08/08 – Domingo – 20h30 – América MG x Fluminense – Independência
Confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil
Jogos de ida
São Paulo x Vasco
Criciúma x Fluminense
Vitória x Grêmio
Fortaleza x CRB
Flamengo x ABC
Athletico-PR x Atlético-GO
Atlético-MG x Bahia
Santos x Juazeirense
Jogos de volta
Vasco x São Paulo
Fluminense x Criciúma
Grêmio x Vitória
CRB x Fortaleza
ABC x Flamengo
Atlético-GO x Athletico-PR
Bahia x Atlético-MG
Juazeirense x Santos
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com