Coletiva completa do Enderson Moreira




Confira a íntegra da entrevista coletiva do treinador Enderson Moreira:

Atuação de Gerson, substituído no intervalo

Estou há muito tempo trabalhando com atletas jovens… O menino tem 18 anos. É muita coisa na cabeça dele, está muito valorizado no mercado. Fico imaginando como estaria se estivesse no lugar dele. Vai maturar com o tempo, a medida que for errando. Precisa de constância. Vejo como um coisa natural. Temos essa ansiedade de que ele faça tudo certo com apenas 18 anos. Só acontece com algumas exceções. O importante é que ele siga tranquilo, o que é difícil com essas especulações todas.

Evolução nos dez dias de treinos entre um jogo e outro

Não temos pretensão de resolver tudo em dez dias. Temos que evoluir gradativamente. Algumas coisas importantes, como a movimentação, saída dos volantes, chegada pelos lados. Não tivemos todos os jogadores à disposição nestes dez dias. Algumas coisas melhoramos, mas o que pretendemos é um crescimento gradativo. Acho que nosso segundo tempo foi bem qualificado, temos que tê-lo em mente.

Fred: muitos erros, mas com participação decisiva nos gols

O Fred é aquilo. Mesmo errando alguns lances que sabemos que ele pode acertar, tem muita dedicação, segura bem a bola na frente e foi decisivo no lance dos dois gols. Além de um grande artilheiro, tem outros recursos muito interessantes. Ficou fora de um jogo apenas (contra o Palmeiras, por causa de uma lesão na coxa esquerda), mas também perdeu alguns treinamentos. É difícil manter o ritmo.

Wellington Silva x Renato

O Wellington pode melhorar em algumas coisas, e conversamos bastante sobre isso. Achava importante tirá-lo naquele meu início no clube. O Renato é mais defensivo, compõe bem a linha de quatro. O Welliington é mais ofensivo, não foi por acaso que fez o gol contra a Ponte. Mas é um jogador que pode crescer ainda mais. Continuo mexendo com ele para que siga correndo atrás.

Boa entrada de Marcos Junior

Não foi só a entrada dele que mudo o time. Contribuiu muito, mas o time cresceu como um todo. Eu já o conhecia. Teve um destaque grande, e talvez esteja mais maduro e bem preparado agora. O importante é ter paciência. Se continuar desta forma pode ter chance de começar jogando. É questão de momento e oportunidade. Todos precisam estar cientes disso.

Participação da dupla de zaga Henrique-Marlon

O Henrique tinha trabalhado pouco comigo, e o Marlon teve uma viagem desgastante. Contribuiu muito. É um jogador que é referência na Seleção sub-20, que tem muita qualidade e é maduro. Eu não esperava que ele fosse treinar na segunda depois de chegar de viagem na noite de domingo, mas relatou que tinha conseguido dormir. Sabíamos que era difícil, mas disse que queria ajudar. Temos que ter cuidado com ele porque está numa sequência grande e precisa de descanso em algum momento.

Força do adversário

Acho que fomos merecedores da vitória em cima de um time que ainda não tinha perdido, que tem jogadores com qualidade e vem jogando com grande confiança. Aproveito para agradecer aos torcedores que vieram, porque nos apoiaram muito nos momentos que mais precisamos. Hoje foi um dia atípico no Rio, com chuva, e os que vieram nos ajudaram muito.

Vinte anos do gol de barriga de Renato Gaúcho

Eu lembro que assisti ao jogo em casa. Foi emocionante, com um gol inusitado.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Globoesporte / Foto: Fluminense