Conheça a trajetória de Jan Franc Lucumi, novo atacante do Fluminense






Atacante de 19 anos foi contratado por empréstimo pelo Fluminense junto ao Boca Juniors de Cali

A contratação de Jan Franc Lucumi pelo Fluminense pegou muita gente de surpresa. O ponta-direita que chega por empréstimo do Boca Juniors de Cali já passou pela Seleção de base da Colômbia, tem fama de responsável e coleciona títulos desde a infância.

Aos quatro anos, Jan Franc Lucumi passou a jogar futebol em um clube de Cali. Filho de pai carteiro e mãe dona de casa, o garoto deixava o bairro de Cordoba City, no subúrbio da cidade, para treinar a cinco quilômetros dali, em El Dorado. No Dorados FC, Lucumi foi treinado por Nestor Guetio dos quatro aos nove anos. Um dos técnicos formadores do clube, Nestor carrega com carinho as memórias que compartilhou com o novo reforço do Fluminense, um menino que chegou tímido e depois nunca saiu do seu lado.

– Excelente ser humano, excelente filho, excelente irmão. Um menino que sempre foi muito firme na formação, nunca faltou e sempre sonhou em ser jogador profissional e da seleção da Colômbia – disse o treinador.

As primeiras viagens de Jan foram para jogar futebol. Em Barcelona e Miami era capitão e “sempre campeão”. Lucumi fez sucesso pelo Dorados, quando foi pentacampeão da Liga Vallecaucana de Fútbol, campeonato infantil regional. Aos nove anos, foi a hora de se despedir do clube para começar na base do Boca Juniors de Cali. Mesmo em uma nova equipe, ele ainda era emprestado para excursões ao exterior do clube formador.

A fama de “bom rapaz” seguiu no Boca. Jhonson Jiménez, treinador da base da equipe, foi quem recebeu Jan Franc no clube, e cita o jogador como “um exemplo para muitos”.

– Ele sempre foi um jogador diferente, responsável e com uma grande família. Calmo, sempre focado no que quer e, acima de tudo, se mantém motivado para aprender cada vez mais. Eu fui abençoado porque muito talento passou pelas minhas mãos e pelas dos meus colegas.

É Jhonson que conta uma das histórias de sucesso de Lucumí e do Boca nas categorias de base. Na Liga Élite, a equipe foi campeã com 110 gols a favor e apenas três contra. Ele destaca um jogo contra o Aston Villa de Villagorgona, quando marcaram 25 gols em apenas uma partida.

A estreia profissional chegou já aos 16 anos. Cotado como um jogador técnico, habilidoso, rápido e com capacidade de improvisação, entrou para o time principal do Boca Juniors de Cali e para as seleções de base da Colômbia, mesmo na segunda divisão do país.

No time profissional do Boca, apresentou-se majoritariamente como ponta-direito. Destro, busca disputas mano a mano e destaca-se pela impulsão e velocidade. Foram seis gols em 33 jogos na última temporada, ainda pela segunda divisão da Colômbia. Lá, ele recebeu o apelido de “El Bicho”, como um dos companheiros contou para Jhonson.

– Estávamos cobrando escanteios no treino e ele fez uns gols lindos de cabeça. A partir daí, começamos a chamá-lo de “El Bicho”. Ele fazia “coisas raras” com a bola.

O Fluminense pagará 100 mil dólares (cerca de R$ 490 mil) pelo empréstimo, que prevê opção de compra. No clube, Lucumí é considerado uma aposta já que tem potencial, mas é jovem e chega de clube e liga pequenos. Diferentemente do compatriota Jhon Arias, mais experiente que o novo reforço, que chegou ao Tricolor em 2021 e se tornou um dos destaques do time que ganhou a Libertadores no ano passado.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor

VEJA AINDA:



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com