Coragem para inovar e ousar por um futuro melhor, Fluminense!




O menino Pedro mostrando seu amor pelo Fluminense! (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)
O menino Pedro mostrando todo o seu amor pelo Fluminense! (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

Carnaval chegando, mas antes de esquentarmos os tamborins, vamos bater um último papo sobre o nosso Fluminense. Chegou a hora de debatermos um assunto preocupante: a queda de número de sócios do Tricolor. Quais as causas? Será que é só o fato da bola não estar entrando? Pois é, este cenário é bastante preocupante, ainda mais se analisarmos o atual momento econômico do país. Além disso, temos um sistema que não facilita em nada a vida do Fluminense. Diante deste cenário, como o Fluminense deve agir para captar mais recursos e novos sócios? 

Na minha visão, logo de cara, eu exploraria a questão do Centro de Treinamento. Qualquer pessoa que entenda um pouco de Fluminense e tenha uma boa visão comercial, sabe que essa questão, se bem explorada, pode gerar uma considerável captação de recursos. E quando digo isso, falo do mais humilde tricolor até o mais resolvido financeiramente. Vou dar só uma ideia que envolve o muro do CT. O terreno mede cerca de 40 mil metros quadrados. Aí pergunto: qual torcedor tricolor não gostaria de ter o seu nome gravado no muro do CT do Fluminense Football Club? Quantos milhares de tricolores não contribuiriam? Vamos supor que 10 mil tricolores se disponibilizassem a pagar 10 parcelas de R$ 30,00 para essa ação do muro. A arrecadação total seria de R$ 3 milhões. Para um clube que tem pouco mais de 30 mil sócios e alguns milhões de torcedores, acredito no sucesso dessa ação. Há mais ideias, mas vou ficar só nessa aqui para não alongar muito.

Outro ponto que gostaria de ver o Fluminense explorando intensamente: a popularização da sua marca. Não dá mais para não enxergar a Zona Norte, Zona Oeste, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. Quantos pontos de venda de ingresso o Fluminense disponibiliza nestas regiões? Além disso, são regiões que possuem alguns bairros e municípios com grandes concentrações de tricolores. Já passou da hora do Fluminense partir para ações de guerra nestas praças. Algumas delas possuem movimentadíssimas áreas de lazer nos finais de semana e feriados. Montar uma barraca com dois computadores, uma equipe de promoção e o mascote do guerreirinho para tentar angariar novos sócios é algo que precisa ser analisado. Esse novo mascote pode atrair a garotada mais nova e ajudar o Fluminense no processo de renovação da sua torcida. A criançada se amarra nele! Muitas fotos tiradas e compartilhadas nas redes sociais com a marca Fluminense se espalhando através de uma ação que seria aplaudida de pé até pelos que não são tricolores.        

É preciso abusar da criatividade, ter atitude e ousar. O cenário econômico é ruim e o clube está sem grana? Beleza, então vamos encarar o campo de batalha. O mundo de hoje exige ações ousadas e inovadoras. No caso do Fluminense, o clube tem que se reinventar e, principalmente, entender o seu maior patrimônio: o torcedor tricolor. 

O melhor Marketing ainda é aquele que possui transparência nos seus atos, que tem firmeza nas suas decisões, que qualifica o seu produto e que enxerga o seu cliente como um verdadeiro patrimônio. Estes quatro fatores geram algo muito sagrado: credibilidade. E credibilidade é tudo!

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

ANUNCIE O SEU NEGÓCIO NO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com