Derrota para o Vasco, arbitragem, peso das ausências de Felipe Melo e Ganso, situação de Jhon Arias… leia a entrevista coletiva de Eduardo Barros






Eduardo Barros concedeu entrevista coletiva no Nilton Santos

Responsável por substituir o suspenso Fernando Diniz, o auxiliar técnico Eduardo Barros concedeu entrevista coletiva após a derrota do Fluminense por 4 a 2 para o Vasco da Gama, na tarde deste sábado, no Nilton Santos, em clássico válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confira abaixo todas as respostas:

Derrota para o Vasco da Gama

“O Vasco tem os méritos e foi eficiente, sim, no jogo aéreo. E, a partir disso, existem as nossas inúmeras falhas defensivas no jogo de hoje. A gente precisa corrigir isso para a sequência da temporada. Apesar das falhas defensivas, temos que ter a competência de analisar o que a equipe fez bem no jogo. Nós produzimos bastante para o resultado do jogo ter sido diferente. Estivemos por muitos momentos melhor na partida que o nosso adversário, em que pese que o resultado final tenha sido favorável ao Vasco.”

Arbitragem

“A minha análise do resultado tem que incluir infelizmente mais um erro do VAR contra a nossa equipe. Lance capital numa saída de jogo nosso. Uma falta difícil para a arbitragem no campo, dada a velocidade do lance. Mas, com todo os recursos que temos à disposição para qualificar o jogo, o VAR não pode deixar de analisar o lance com critério. Há tanto uma carga nas costas do Cano, mas principalmente há um pisão no pé esquerdo, no calcanhar do Cano. É o lance faltoso. É por isso que ele sai na sequência do lance rolando de dor.

Quem tiver a oportunidade de ver a imagem do calcanhar do lance verá que não tem simulação. Se não tem simulação, talvez a arbitragem, que deveria ter feito como fez no segundo tempo numa disputa aérea entre o Vegetti e o Martinelli, deveria parar o lance. A gente teria uma oportunidade de contra-ataque, mas o Claus para o lance. Por que ele não procedeu da mesma forma no primeiro tempo? Eu não vou cobrar o Vasco para um lance de Fair Play, mas vou cobrar a arbitragem e o VAR por um erro duplo. O Cano não é um jogador que simula, e existem jogadores que simulam com frequência. Não é o caso dele. O VAR tem que usar os recursos tecnológicos que tem à disposição para não errar. Então minha análise da partida começa por aí.”

Situação física de Jhon Arias 

“Falei rapidamente. Falei também com o médico e o Arias será melhor avaliado amanhã. É uma entorse de tornozelo, mas a gente não sabe ainda a gravidade.”

Peso das ausências de Felipe Melo e Ganso 

“Em relação à ausência de um zagueiro, ela não influenciou absolutamente em nada o resultado do jogo. No primeiro lance, quem faz o gol é o meio-campista do Vasco (Praxedes) que infiltra em uma zona que deveria estar melhor protegida. Sobretudo porque nessa circunstância a gente estava com um jogador a menos, uma vez que o Cano estava no chão. No lance de escanteio, faltou muito mais atitude dos nossos jogadores protegerem o movimento, que era um movimento conhecido, do que propriamente a estrutura. Tomamos um gol no setor que via de regra protege muito bem ao longo dos mais de 50 jogos. O quarto gol é um contra-ataque e a estatura não influencia em nada o que aconteceu na jogada.

Todos os jogadores que têm sido titulares ao longo da temporada têm a relevância para a manutenção do desempenho da equipe. O Ganso tem, por característica, a capacidade e a facilidade de encontrar passes em jogos que estão muito travados. E hoje foi um desses jogos. Não consigo apontar especialmente algum tipo de falta que ele fez hoje porque, mesmo com a ausência do Ganso, o nosso volume de jogo ofensivo é elogiável. A produtividade da nossa equipe e o repertório foram muito positivos. Conseguimos ser eficientes a ponto de fazer dois gols, e o problema do jogo não está aí. O problema do jogo está na nossa incapacidade de ter defendido melhor a balizar do Fábio.”

Decisão de deslocar Marcelo para o meio-campo no segundo tempo

“Jogadores técnicos e inteligentes têm que participar muito do jogo. E a postura de marcação do Vasco, já de largada e inclusive após fazerem o primeiro gol, deixou o Marcelo em uma boa parte do primeiro tempo distante de ações em que pudesse ser mais decisivo.

Se vocês lembrarem, em outras oportunidades, inclusive na final do Carioca, o Marcelo apareceu por dentro. Então essa é uma variação que o modelo de jogo do Fernando Diniz tem para privilegiar que jogadores como ele de estarem mais próximos da bola, onde eles podem ser mais decisivos.”

Possibilidade de poupar jogadores contra o Cruzeiro

“Nós temos uma semana aberta após o jogo contra o Cruzeiro e obviamente que não vamos correr nenhum risco clínico pensando no primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Mas a gente vai sim com os jogadores que estiverem à disposição, em boas condições, o melhor Fluminense que a gente puder levar para o jogo contra o Cruzeiro.”

Abatimento após o terceiro gol do Vasco 

“Como eu destaquei anteriormente, nós tivemos alguns melhores momentos na partida e esse foi mais um deles. No primeiro tempo, quando sofremos o gol, já havia passado aquele ímpeto inicial do Vasco, aqueles escanteios que conseguiram no início da partida. Estávamos já ganhando volume, empurrando o Vasco para trás e criando oportunidades. É nesse cenário que o Vasco consegue o seu primeiro gol.

Assim que voltamos para o segundo tempo, novamente temos um grande momento na partida. Fazemos um gol e empurramos o Vasco para trás. Tudo leva a crer que vamos conseguir manter esse padrão de jogo e, no lance de bola parada, acabamos cedendo o segundo gol. Não sei, como você mencionou, se esse foi o nosso melhor momento na partida. Foi mais um melhor momento, que tivemos uma chance muito real par virar o jogo e nós desperdiçamos. Eu preciso rever esse lance do terceiro gol porque, aparentemente, é um conjunto de erros de decisão que acabam oferecendo uma chance muito clara que o Vasco teve seu mérito de aproveitar.”

VEJA AINDA:

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com