Entrevista coletiva completa do técnico Mano Menezes após a vitória do Fluminense sobre o Cuiabá
Confira todas as perguntas e respostas da entrevista coletiva do técnico Mano Menezes após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro:
Luta contra o rebaixamento na última rodada
“A gente chega na última rodada em uma situação que a gente não queria chegar, é óbvio que não queria chegar. Mas não está escrito em lugar nenhum, que o Fluminense não tem condição de chegar em São Paulo e fazer um ponto diante do Palmeiras. Vamos continuar acreditando naquilo que a gente pode interferir e esquecer o que é do paralelo, pois acho que isso pode fazer a diferença.”
Vitória sobre o Cuiabá
“A gente esperava um jogo dramático, mas ao mesmo tempo esperava um bom jogo da nossa parte. Acho que fizemos um bom jogo da nossa parte. Tomamos a iniciativa do jogo desde o início, construímos, criamos oportunidades. Continuamos com a dificuldade de empurrar a bola para dentro. Perdemos mais uma penalidade máxima, que poderia naquela hora abrir o placar mais cedo e dar mais tranquilidade para você jogar em uma condição melhor sem o adversário ficar atrás, que era o direito que tinha de fazer. Mas mesmo assim a equipe voltou bem no segundo tempo, pressionando até a marcação do gol, depois tivemos outras oportunidades, um chute muito bonito do Keno no travessão, jogadas de qualidade que poderiam ter resultado em um placar mais elástico pelo que o Fluminense jogou.”
Derrota do Athletico-PR para o Bragantino
“O Athletico-PR perdeu em casa, surpreendendo a todos, porque é uma equipe que está disputando jogos nesse mesmo grau de tensão. Veja como é difícil vencer em casa. O Athletico teve duas em casa, empatou com a gente e perdeu para o Bragantino.”
Vaias da torcida tricolor após a partida
“O torcedor veio em um número bastante grande, lotou quase o Maracanã e nos ajudou bastante. Se ele esteve ansioso em algum momento, a gente é que teve parte nessa ansiedade, mas ele ajudou a equipe o tempo inteiro. Sempre defendo o direito do torcedor. Se ele fizer sempre isso, ajudar durante os 90 minutos, ele está do lado da equipe. Depois, ele tem o direito de se comportar como ele quiser. Óbvio que esse é o conjunto da obra, ele estava se referindo no fim do jogo ao conjunto da obra, que é o Campeonato Brasileiro na íntegra, mas a gente entende e vai estar forte independentemente de como o jogo terminou e as coisas aconteceram. A gente sabe que lá vai ser muito mais a gente do que outra coisa, mas a gente vai fazer.”
Pressão para jogo decisivo contra o Palmeiras
“(O que dá para fazer é) estar ao lado dos jogadores porque seremos somente nós, e só nós podemos resolver a situação lá no domingo. A pressão é inerente à situação. Faz parte. Ela é a maior de todas, diria que é maior até do que jogar para ser campeão. Porque jogar para ser campeão é o ápice, jogar pelo contrário (rebaixamento) é a derrota maior. Mas a gente vai fazer aquilo que tem que ser feito na hora, as escolhas melhores. Os jogadores que vão estar em campo eu tenho que confiar para poder fazer o melhor, que nós precisamos fazer no domingo.”
Planejamento para o jogo contra o Cuiabá
“Quando pensamos o jogo, imaginávamos que o Cuiabá pudesse vir com uma linha de três, empurrando um ala mais à frente. Escolhi uma formação que se adequasse às duas formações que eles poderiam, para ter encaixe, para ter pressão, tomar bola e poder atacar. Eles vieram só com dois, e com um jogador a mais no meio-campo. Os três do meio nossos sustentaram bem essa disputa, por isso ganhamos sempre a disputa. Quando estivemos estáveis, eles fizeram uma alteração para trazer um defensor a mais, a gente foi para 4-3-3, com dois pontas bem abertos, e o Arias como um meia mais ofensivo, perto do Cano para criar uma dúvida e ter uma presença de área mais forte. Isso funcionou bem, voltamos com volume e possibilidades para fazer gol.”
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!
Agenda do Fluminense:
- 05/12 (quinta-feira), às 20h – Fluminense x Cuiabá – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
- 08/12 (domingo), às 16h – Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque, São Paulo/SP
VEJA AINDA:
- Sorteio do Mundial de Clubes de 2025: onde assistir
- Coluna: Sem arrumar ideia, Fluminense (por Vinicius Toledo)
- Fluminense x Cuiabá: escalações, onde assistir, palpite e outras informações
- Fluminense x Cuiabá: palpites dos jornalistas da Globo e do SporTV – Brasileirão 2024
- Quais são os quatro europeus que podem cair no grupo de Fluminense, Flamengo e Palmeiras no sorteio do Mundial de Clubes da FIFA
- Agência coloca Fluminense entre os 10 clubes mais valiosos do futebol brasileiro
- Coluna: Bola no Cano (por Vinicius Toledo)
- Devolvido pelo AVS, de Portugal, Samuel Granada tem futuro incerto no Fluminense; entenda a situação do atacante
- Mano Menezes responde sobre ausências de Marquinhos, Terans e John Kennedy
- PC de Oliveira analisa expulsão de Ganso contra o Athletico-PR
- Coluna: É uma zona mesmo (por Vinicius Toledo)
- Ex-apresentador do SporTV aponta vilão em crise do Fluminense no Brasileirão
- Felipe Melo de malas prontas?
- O Efeito de Evanilson na Campanha do Bournemouth na Premier League
- Fluminense realiza sondagem por atacante do Corinthians, diz jornalista
- Coluna: Fogo amigo tricolor (por Vinicius Toledo)
- Mercado da bola: Fluminense e Vasco sondam meia-atacante do Eibar, da Espanha
- Gum aponta causas do fiasco do Fluminense em 2024
“Apoie o nosso trabalho e nos ajude a ampliar cada vez mais os nossos serviços gratuitos! Há quase dez anos, o Explosão Tricolor leva ao público um jornalismo colaborativo e independente. Contamos com a ajuda de todos vocês!”
Por Explosão Tricolor
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

