Ex-Fluminense, Alan tem futuro incerto no Guangzhou, da China




Foto: Ralff Santos / Fluminense F.C.



Clube do ex-atacante tricolor pode deixar de existir em razão da crise financeira

Campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010, o atacante Alan, de 32 anos, tem futuro incerto no Guangzhou (CHI), que corre o risco de deixar de existir em razão da crise de seu principal acionista. A equipe chinesa tem como principal acionista a Evergrande, empresa do ramo imobiliário que tem dívida de US$ 300 bilhões e provoca danos no mercado global com um possível calote.

Ao todo, o Guangzhou conta com cinco brasileiros no elenco, todos naturalizados chineses e atacantes: Alan, Aloísio, Elkeson, Fernandinho Conceição e Ricardo Goulart. Alan, Aloísio e Elkeson estão, no momento, a serviço da seleção chinesa, que treina para as próximas rodadas das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo.

A incerteza sobre o futuro do Guangzhou é ainda maior porque a Superliga Chinesa está em recesso há mais de um mês, desde o fim da sua primeira fase. Não há data para a disputa da próxima etapa da competição.

A imprensa chinesa relata que o clube chinês espera, ao menos, finalizar o ano e evitar uma saída no meio do campeonato. Um acordo com a Associação Chinesa de Futebol seria possível para adiantar recursos e viabilizar o pagamentos dos altos salários até o fim de 2021.



Mesmo diante do colapso da Evergrande, há possibilidades para que o Guangzhou siga em atividade. A imprensa chinesa diz que outras empresas estatais podem assumir o clube. No entanto, é improvável que o aporte financeiro siga comparável ao período de gestão do companhia de construção civil.

Caso acabe, o Guangzhou teria o mesmo fim do atual campeão chinês. O Jiangsu Suning encerrou as atividades em fevereiro deste ano, dois meses depois de conquistar o título. A empresa que dava nome à equipe a colocou a venda, mas não encontrou comprador e decidiu acabar com o projeto. O Tianjin Tianhai, ex-equipe de jogadores como Witsel e Alexandre Pato, teve o mesmo destino.

Cria de Xerém, Allan deixou o Fluminense em 2010, quando foi negociado em definitivo com o Red Bull Salzburg, da Austría. Na época, a transferência do atacante rendeu 3,5 milhões de euros aos cofres do Tricolor. Ele tem contrato com o Guangzhou até o fim de 2023.

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Vigésima primeira rodada do Brasileirão 2021

Sábado (18/09)

17h

Chapecoense 0x2 Palmeiras – Arena Condá

18h45

Athletico-PR 2×1 Juventude – Arena da Baixada

19h

Atlético-MG 3×0 Sport – Mineirão

21h

Ceará 0x0 Santos – Arena Castelão

Bahia 1×1 RB Bragantino – Arena Fonte Nova

Domingo (19/09)

11h

Internacional 1×0 Fortaleza – Beira-Rio

16h

São Paulo 2×1 Atlético-GO – Morumbi

18h15

Corinthians 1×1 América-MG – Neo Química Arena

20h30

Flamengo x Grêmio – Maracanã

Segunda-Feira (20/09)

20h

Cuiabá x Fluminense – Arena Pantanal



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário