FIFA homenageia Preguinho através de redes sociais; confira a história da lenda tricolor




Preguinho (Foto: Divulgação / Fluminense F.C.)



Nesta terça-feira, a FIFA prestou uma homenagem ao maior atleta da história do Fluminense: João Coelho Netto, que ficou eternizado como Preguinho (veja no final da matéria). Na publicação, a entidade máxima do futebol mundial define Preguinho como uma lenda e destaca alguns dos seus principais feitos:

– Primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo;

400 medalhas em 10 esportes; e

– Ter se recusado a receber dinheiro do clube mesmo após a instituição do profissionalismo no futebol brasileiro.

História de Preguinho

Preguinho entrou para a história do futebol por ter defendido apenas o Fluminense na carreira (1925 a 1938) e também por ter sido o primeiro jogador a marcar um gol pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, feito que ocorreu na derrota para a Iugoslávia por 2 a 1 em 1930, no Uruguai.

Outro fato marcante é que, antes de nascer, Preguinho já era sócio número 20 do Fluminense. Além de ter atuado no futebol tricolor, ele também defendeu o clube em outras modalidades como vôlei, basquete, atletismo e pólo aquático.

Atuando como atacante, Preguinho marcou 184 gols pelo Fluminense e foi um dos maiores cestinhas do clube em todos os tempos.

Símbolo do amadorismo, o atleta jamais aceitou receber dinheiro do clube, mesmo após a instituição do profissionalismo no Brasil, no início da década de 1930. Grande benemérito do Flu, era filho do escritor Coelho Netto.

Segundo o livro “Seleção Brasileira – 90 Anos”, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, Preguinho disputou cinco jogos pela Seleção Brasileira com quatro vitórias, uma derrota e nove gols marcados.

Clique aqui para se associar ao Fluminense!

https://twitter.com/FIFAWorldCup/status/1283036263591936000

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com

PUBLICIDADE