FIFA não cogita retirar Fluminense do Mundial de Clubes






FIFA não trabalha com a possibilidade de o Fluminense não disputar o Mundial

Nesta quinta-feira (07), a Justiça do Rio de Janeiro determinou a destituição de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Procurada pela Rádio Itatiaia, a FIFA informou que está em contato com a CBF e monitora a situação na entidade. Ainda de acordo com a FIFA, não há chance de o Fluminense ficar de fora do Mundial de Clubes da Arábia Saudita, que começa na semana que vem.

A cúpula da CBF enviou a algumas federações estaduais cartas recebidas da FIFA e da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que alertam que pelos regulamentos dessas entidades é proibida intervenção fora do âmbito desportivo, que pode gerar sanções como suspensão da CBF e dos clubes filiados. Os dois documentos são datados desta quinta-feira.

A direção da FIFA, entretanto, deve aguardar novos desdobramentos, como o recurso de Ednaldo Rodrigues. O fato de o interventor ser ligado à Justiça Desportiva pode ser um fator que faça a federação internacional ter calma. Normalmente a FIFA suspende em situações em que há interferência política, de presidentes ou ditadores.

Uma suspensão da CBF faria com que os clubes brasileiros não pudessem jogar torneios internacionais, como Mundial de Clubes e Copa Libertadores. Outro motivo para a FIFA ter cautela em tomar qualquer decisão de suspender o Brasil é o fato de o Fluminense disputar daqui a alguns dias o Mundial. Toda logística está pronta e uma mudança seria prejudicial ao torneio.

A Seleção Brasileira também poderia ficar proibida de jogar amistosos e, claro, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que só terão jogos em setembro de 2024 agora. Tudo isso, porém, é improvável.

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com