Flu proporciona experiências internacionais para seus jogadores da base




Não é por acaso que o Fluminense vem se destacando nas categorias de base. A equipe Sub-20, por exemplo, enfrentará nesta quinta-feira, às 16h30, no Maracanã, o Vitória pela grande final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Um dos pontos positivos do lado tricolor é a experiência internacional dos jogadores.

O técnico Luiz Felipe Santos ainda não confirmou a equipe que começará o jogo, mas entre os jogadores que vem sendo relacionados, praticamente todos já estiveram com o Fluminense em viagens internacionais. Nestas excursões puderam enfrentar escolas de futebol diferenciadas e duelaram contra grandes equipes do futebol europeu. Além dos jogos e torneios fora do Brasil, alguns atletas fizeram parte do Plano de Carreira, um projeto mais amplo de valorização das joias tricolores. Se o atleta não for aproveitado no profissional, ele tem a opção de ser emprestado para times do Brasil e do exterior, a fim de ganhar mais experiente e aumentar a sua visibilidade.

Matheus Pato, artilheiro da equipe, é um desses exemplos. Em 2014, o atacante sensação da competição fez um período de intercâmbio no Benfica, de Portugal, e contou que voltou para o Brasil com uma mentalidade de jogo diferente.

– Foi muito bom para mim. Lá em Portugal joguei o Campeonato Português Sub-19 e a a UEFA Youth League Sub-19, que corresponde a Champions League. Treinei algumas vezes com os profissionais de lá e aprendi muito. Voltei com uma noção maior de tática e posicionamento. Aqui na base do Fluminense se valoriza muito a nossa formação – disse Matheus Pato.

Além do atacante, outros titulares também estiveram em intercâmbio no futebol europeu. O zagueiro Nogueira já esteve no futebol belga e o atacante Marquinhos mostrou seu talento pelos gramados da República Tcheca.

Por Explosão Tricolor / Fonte: Comunicação Institucional FFC / Fotos: Bruno Haddad / Divulgação FFC