De acordo com o jornalista Leo Burlá, do portal UOL, às 23h59 de ontem, 30 de abril, hora e data limite para a publicação das demonstrações financeiras do ano de 2017, o Fluminense se tornava o único dos principais clubes do Brasil a omitir o seu balanço, que deveria ter sido publicado em seu site oficial. Tal fato pode render punições que ameaçam até mesmo o presidente do clube, Pedro Abad.
A falha foi reparada parcialmente por volta de 0h35 desta terça-feira. Após alguns questionamentos realizados pela reportagem do portal UOL a respeito do documento, o Fluminense apresentou um balanço incompleto (apenas duas páginas), pendente de análise do Conselho Fiscal, sem assinatura e sem qualquer empresa independente auditando tais números – obrigações por lei.
Entre as sanções previstas no Estatuto do Torcedor pelo desrespeito do prazo e apresentação incompleta do balanço, está o “afastamento de seus dirigentes”, sendo “o presidente da entidade, ou aquele que lhe faça as vezes” – previsto no parágrafo 2º do item II do artigo 46-A. Com a omissão da informação correta sobre as contas do clube, além da destituição do dirigente, o Fluminense pode ser punido com a retirada do Profut, o programa de parcelamento das dívidas com a União.
A fiscalização pode partir do Ministério Público ou da Apfut, autoridade que controla as obrigatoriedades dos clubes. Procurado pelo UOL Esporte, o Fluminense não explicou a razão para o não cumprimento do prazo estabelecido para a divulgação das demonstrações financeiras do exercício de 2017. Nos números de 2017, a se destacar o crescimento do rombo nas contas: os tricolores apresentaram um dívida total de R$ 652 milhões. Ao final de 2016, eram pouco mais de R$ 575 milhões.
VEJA AINDA:
+ A luta continua (por Vinicius Toledo)
+ Em rede social, zagueiro do São Paulo reclama de empurrão no lance do gol do Fluminense
Por Explosão Tricolor / Fonte: UOL
Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook
INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!
SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com
